Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 100 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Por outro lado, podem dever-se à metodologia de avaliação utilizada, que reflete o comportamento prossocial geral, podendo não captar especificidades das suas diferentes dimensões que, como a literatura demonstra, podem ser mais caraterísticas dos rapazes ou das raparigas (Xiao, et al., 2019). Em termos das variáveis individuais incluídas nas análises, foi possível observar a existência de uma capacidade específica, de cumprimento de regras, que se apresenta como forte preditora do comportamento prossocial independentemente da região. Por outro lado, variáveis na área do relacionamento com os pares (amizades, empatia, menor isolamento), dos problemas de comportamento (menor violência física) e da hiperatividade (controlo dos impulsos e capacidade de atenção/concentração) mostraram ser relevantes na previsão do comportamento prossocial na maior parte das regiões. Já fatores no âmbito dos sintomas emocionais (dores, tristeza, medos) e outras caraterísticas dos problemas de comportamento (birras, engano) mostraram ser mais específicos e dependentes da região na previsão do comportamento prossocial. Estes resultados estiveram também de acordo com os obtidos em outros estudos realizados. Numa meta-análise de estudos sobre a relação entre os problemas de internalização, externalização e comportamento prossocial, Memmott‐Elison e colaboradores (2020) obtiveram resultados que demonstraram a existência de relações gerais entre o comportamento prossocial com os problemas de externalização e internalização e a existência de relações específicas entre o comportamento prossocial com os comportamentos agressivos e os sintomas emocionais. Não existindo, do que é o nosso conhecimento, estudos que confirmem os resultados obtidos acerca da relevância relativa dos diferentes fatores preditores nas diferentes regiões, é possível afirmar que o ecossistema social, que pode envolver determinantes como o contexto da comunidade, familiar e escolar, pode contribuir para explicar, de acordo com a literatura (e.g.: Flouri, & Sarmadi, 2016), estas diferenças.
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