E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Na sequência do relatório e das recomendações do Plano de Recuperação das Aprendizagens Escola 21|23+ ficou claro que a recuperação das aprendizagens dos alunos pós pandemia por COVID-19, teria de se situar num contexto de saúde psicológica, não só dos alunos como de todo o ecossistema escolar. Tal justificou o estudo “Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação” cujo objetivo foi conhecer e monitorizar o panorama da saúde psicológica e bem-estar das crianças e adolescentes em idade escolar (5/6 anos ao 12.º ano de escolaridade), e dos seus educadores/professores, enquanto indicador geral de bem-estar do Ecossistema Escolar e para desenvolver recomendações de ação e intervenção promotoras de melhor saúde psicológica e bem-estar nos estabelecimentos de ensino. O estudo foi lançado aos agrupamentos de escolas selecionados aleatoriamente por NUTS III incluindo alunos de todos os níveis de ensino e incluindo os professores dos agrupamentos selecionados, através dum questionário elaborado e validado pelo grupo de trabalho com base em instrumentos já testados em Portugal. No total, foram incluídos 27 agrupamentos de escolas nos quais as turmas foram também sorteadas incluindo todos os níveis de ensino disponíveis no agrupamento de escolas. O desenho do estudo e o instrumento utilizados foram aprovados por um painel de especialistas do grupo Aventura Social no Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB), da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Direção-Geral da Educação (DGE), do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 10 Sumário executivo

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