I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 4 9 com o sistema estatístico de monitorização do ensino superior, designadamente o Registo Biográfico de Docentes do Ensino Superior (REBIDES), o que permitiu garantir a quantificação da atividade de I&D de todos os docentes; • No subsetor do Hospitalar, relativamente ao universo de unidades a inquirir – Na sequência da profunda reestruturação do Sistema Nacional de Saúde35, a unidade estatística deste subsector passou a centrar-se no serviço, passando a responsabilidade da resposta ao IPCTN08 a ser das Direções Clínicas de cada centro hospitalar ou hospital. Tal obrigou à reconstituição e ao levantamento exaustivo do universo de serviços potencialmente executores de I&D. Esta operação foi realizada com base nos dados das inquirições anteriores e com a colaboração direta dos serviços e do próprio Ministério da Saúde, através da Administração Central do Sistema de Saúde; • Na contabilização de dados não reportados. Nesta operação de inquérito foram também contabilizados os bolseiros de investigação diretamente financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), bem como os investigadores doutorados contratados no âmbito dos programas Ciência 2007 e 2008 (FCT), não reportados pelas unidades de I&D no IPCTN08. IPCTN 2009 Na inquirição relativa ao ano de 2009 foi dado seguimento ao esforço de aprofundamento do rigor da recolha de informação relativa a recursos humanos, tendo sido recolhida pela primeira vez junto das instituições de acolhimento - Faculdades e Escolas de Universidades e Institutos Politécnicos - informação relativa aos seus doutorandos, mestrandos a completar dissertação, contratos e bolseiros de investigação financiados diretamente pelas instituições de acolhimento ou outras entidades, nomeadamente empresas, para além dos 35 Criação de centros hospitalares, que englobam diversos hospitais e serviços hospitalares. Registou-se uma melhoria nos métodos de recolha e validação de dados, com cruzamento de informação estatística e com o alargamento dos universos de inquirição. O esforço de melhoria dos métodos de recolha prosseguiu no IPCTN09 com a recolha de informação junto das instituições de acolhimento (Ensino Superior).

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