I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 3 3 Quadro 130 - Investigadores (ETI)1 no setor IPSFL2, por grau académico3 e sexo Ano Grau académico Total4 Doutoramento Mestrado Licenciatura Bacharelato Curso Técnico Superior Prtofissional H M H M H M H M H M H M 1999 1 292,8 777,1 443,6 203,8 321,0 175,5 501,0 375,3 27,2 22,5 - - 2001 1 420,9 994,3 549,1 282,6 330,4 208,1 500,3 479,3 41,2 24,3 - - 2003 1 669,1 1 277,0 687,6 402,2 340,4 251,3 604,3 596,1 36,8 27,3 - - 2005 1 588,7 1 230,0 677,1 434,1 313,3 236,5 557,9 544,2 40,4 15,3 - - 2007 1 852,7 1 573,6 819,3 588,7 343,9 310,8 635,1 653,1 54,5 21,0 - - 2008 1 972,3 1 782,9 869,4 660,3 396,8 382,0 657,6 716,6 48,5 24,0 - - 2009 1 915,6 1 751,8 901,7 712,4 455,7 436,9 504,8 578,1 53,3 24,4 - - 2010 2 531,1 2 122,0 1 000,6 792,2 791,7 606,6 694,8 705,8 44,0 17,4 - - 2011 3 024,2 2 547,8 1 195,3 955,3 1 065,2 831,8 734,4 748,0 29,3 12,7 - - 2012 2 780,6 2 279,5 1 171,1 951,8 1 057,6 830,1 518,6 476,9 33,3 20,7 - - 2013a 353,8 288,4 169,2 139,4 122,8 88,1 53,7 54,8 8,0 6,0 - - 2014 251,7 275,5 109,1 131,7 99,2 93,3 38,1 47,0 5,3 3,5 - - 2015 241,0 251,6 105,0 134,6 106,3 81,9 24,4 29,0 5,3 6,0 - - 2016 232,3 245,4 117,9 137,2 91,2 80,3 21,3 25,7 2,0 2,2 - - 2017 247,0 243,6 121,4 129,8 106,2 92,8 16,3 18,2 3,0 2,8 - - 2018 261,5 255,3 130,8 136,7 114,9 94,4 14,4 22,7 1,5 1,5 - - 2019 260,0 274,1 139,4 153,2 106,4 98,8 12,2 20,0 2,0 2,0 - - 2020 407,4 396,7 183,0 194,4 184,1 167,7 36,5 29,7 2,3 3,3 1,5 1,6 Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 IPSFL - Instituições Privadas sem Fins Lucrativos. 3 A informação dos investigadores por nível de qualificação académica superior no setor IPSFL só está disponível a partir de 1999. 4 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Sinal convencional: - Resultado nulo Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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