I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 2 8 Quadro 125 - Investigadores (N.º) no setor Ensino Superior por grau académico1 e sexo Ano Grau académico Total Doutoramento Mestrado Licenciatura Bacharelato Curso Técnico Superior Profissional H M H M H M H M H M H M 1999 8 908 7 209 4 055 2 373 2 704 2 472 2 064 2 260 85 104 - - 2001 9 485 7 791 4 578 2 845 2 743 2 544 2 089 2 319 75 83 - - 2003 10 763 9 143 5 459 3 546 2 871 2 947 2 342 2 572 91 78 - - 2005 11 359 10 025 6 289 4 406 2 766 2 903 2 227 2 644 77 72 - - 2007 13 962 12 741 8 263 6 060 2 997 3 531 2 601 3 081 101 69 - - 2008a 24 959 21 497 10 983 7 821 6 159 6 764 7 593 6 756 224 156 - - 2009 24 224 22 493 10 793 8 059 6 273 7 354 6 972 6 926 186 154 - - 2010 25 485 23 192 11 449 8 579 6 071 7 249 7 646 7 037 319 327 - - 2011 24 479 22 538 11 475 9 063 6 797 7 794 6 032 5 516 175 165 - - 2012 24 445 23 562 11 439 9 762 7 273 8 491 5 617 5 224 116 85 - - 2013b 27 259 25 568 13 933 11 870 8 271 9 262 4 979 4 386 76 50 - - 2014 26 966 24 958 15 138 13 085 7 388 8 206 4 383 3 618 57 49 - - 2015 26 897 25 428 15 345 13 723 7 547 8 456 3 954 3 193 51 56 - - 2016 27 771 26 477 15 774 14 520 7 947 8 813 3 991 3 090 48 52 11 2 2017 27 457 26 850 16 774 15 604 7 945 9 095 2 701 2 103 35 45 2 3 2018 28 893 28 639 17 467 16 567 8 620 9 768 2 760 2 246 44 55 2 3 2019 28 656 28 760 17 593 17 019 8 452 9 566 2 552 2 126 57 47 2 2 2020 22 745 24 080 14 728 15 088 5 975 7 280 2 018 1 698 19 13 5 1 Nota(s): 1 A informação dos investigadores por nível de qualificação académica superior no setor Ensino Superior só está disponível a partir de 1999. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Sinal convencional: - Resultado nulo. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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