I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 2 7 Quadro 124 - Investigadores (ETI)1 no setor Ensino Superior, por grau académico2 e sexo Ano Grau académico Total3 Doutoramento Mestrado Licenciatura Bacharelato Curso Técnico Superior Profissional H M H M H M H M H M H M 1999 4 433,9 3 808,6 1 892,9 1 140,0 1 408,2 1 319,3 1 076,2 1 290,7 56,6 58,5 - - 2001 4 783,1 4 158,5 2 206,6 1 416,5 1 418,2 1 336,2 1 112,1 1 360,6 46,2 45,2 - - 2003 5 319,2 4 743,2 2 556,7 1 681,0 1 408,7 1 495,3 1 296,3 1 525,6 57,4 41,3 - - 2005 5 670,2 5 286,1 2 969,9 2 092,8 1 358,7 1 473,1 1 299,5 1 678,5 42,1 41,7 - - 2007 6 668,1 6 445,8 3 754,8 2 799,8 1 404,2 1 715,4 1 451,9 1 892,2 57,2 38,4 - - 2008a 12 175,3 10 963,1 5 108,9 3 673,4 3 046,9 3 407,8 3 912,9 3 801,0 106,6 80,8 - - 2009 11 795,1 11 447,0 5 064,7 3 806,7 3 123,2 3 764,3 3 515,1 3 792,4 92,1 83,5 - - 2010 12 233,0 11 625,5 5 382,5 4 092,4 3 149,9 3 920,6 3 555,0 3 471,0 145,5 141,5 - - 2011 12 019,0 11 735,4 5 417,4 4 422,8 3 668,8 4 393,1 2 850,8 2 843,3 82,0 76,2 - - 2012 11 761,2 12 063,6 5 289,3 4 621,2 3 908,0 4 901,1 2 510,3 2 498,2 53,6 43,1 - - 2013b 12 885,7 12 874,4 6 389,2 5 667,4 4 487,9 5 290,5 1 983,3 1 897,3 25,4 19,3 - - 2014 12 600,2 12 377,3 7 016,6 6 298,0 3 920,8 4 562,8 1 641,6 1 495,9 21,2 20,6 - - 2015 12 581,4 12 461,8 7 010,2 6 404,4 4 144,1 4 835,2 1 402,1 1 188,7 25,0 33,6 - - 2016 13 028,9 13 076,8 7 133,6 6 749,4 4 457,2 5 112,4 1 412,1 1 184,7 23,7 29,0 2,3 1,2 2017 13 669,3 13 893,2 7 588,5 7 257,6 4 824,4 5 562,7 1 235,3 1 043,9 19,5 26,6 1,5 2,3 2018 14 189,1 14 641,7 7 553,5 7 341,3 5 340,8 6 124,0 1 269,0 1 136,4 25,3 37,7 0,5 2,3 2019 14 062,1 14 750,3 7 674,4 7 645,7 5 224,3 6 034,1 1 135,2 1 041,0 26,9 28,1 1,2 1,4 2020 11 126,0 12 474,0 6 341,6 6 829,4 3 811,6 4 761,9 963,0 874,9 7,7 7,5 2,2 0,3 Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 A informação dos investigadores por nível de qualificação académica superior no setor Ensino Superior só está disponível a partir de 1999. 3 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Sinal convencional: - Resultado nulo. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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