I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 2 5 Quadro 122 - Investigadores (ETI)1 no setor Ensino Superior, por região (NUTS II)2 Ano Região Total3 Norte Centro A.M. Lisboa Alentejo Algarve R. A. Açores R. A. Madeira ETI ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % 1995 5 850,1 1 642,9 28% 1 193,5 20% 2 448,3 42% 265,9 5% 146,7 3% 105,0 2% 47,8 1% 1997 7 474,3 1 939,0 26% 1 688,4 23% 3 015,8 40% 377,8 5% 249,1 3% 125,5 2% 78,7 1% 1999 8 242,5 2 068,8 25% 1 808,6 22% 3 554,3 43% 334,9 4% 238,2 3% 164,4 2% 73,3 1% 2001 8 941,6 2 234,5 25% 2 027,2 23% 3 785,4 42% 380,4 4% 283,9 3% 170,6 2% 59,8 1% 2003 10 062,4 2 672,5 27% 2 191,4 22% 4 135,6 41% 465,7 5% 349,9 3% 173,4 2% 74,0 1% 2005 10 956,4 2 898,9 26% 2 369,6 22% 4 607,9 42% 469,7 4% 358,3 3% 166,0 2% 85,8 1% 2007 13 113,9 3 518,4 27% 2 828,4 22% 5 491,5 42% 535,2 4% 457,5 3% 157,8 1% 125,1 1% 2008a 23 138,4 6 303,7 27% 4 951,2 21% 9 772,8 42% 866,6 4% 791,4 3% 241,2 1% 211,4 1% 2009 23 242,1 6 737,1 29% 4 726,6 20% 9 789,9 42% 841,8 4% 781,8 3% 210,9 1% 153,8 1% 2010 23 858,5 6 851,3 29% 5 031,5 21% 10 213,7 43% 703,8 3% 692,0 3% 196,0 1% 170,2 1% 2011 23 754,4 7 281,0 31% 5 029,4 21% 9 707,9 41% 667,3 3% 713,0 3% 229,1 1% 126,7 1% 2012 23 824,8 7 000,6 29% 5 079,2 21% 10 128,7 43% 667,5 3% 632,2 3% 185,7 1% 130,9 1% 2013b 25 760,1 8 237,7 32% 5 225,5 20% 10 771,2 42% 587,0 2% 558,7 2% 213,0 1% 167,1 1% 2014 24 977,6 7 882,2 32% 4 942,7 20% 10 595,9 42% 560,6 2% 608,3 2% 211,8 1% 176,2 1% 2015 25 043,2 7 775,6 31% 4 873,9 19% 10 832,1 43% 611,1 2% 589,4 2% 181,3 1% 179,7 1% 2016 26 105,7 8 282,3 32% 5 055,7 19% 11 160,4 43% 651,5 2% 589,5 2% 178,6 1% 187,7 1% 2017 27 562,4 8 796,0 32% 5 440,9 20% 11 712,6 42% 692,1 3% 530,6 2% 196,6 1% 193,6 1% 2018 28 830,8 9 277,2 32% 5 789,5 20% 12 109,7 42% 697,7 2% 544,1 2% 196,7 1% 215,9 1% 2019 28 812,4 9 471,2 33% 5 706,8 20% 11 943,7 41% 697,0 2% 620,4 2% 183,7 1% 189,7 1% 2020 28 739,8 9 875,7 34% 5 642,8 20% 11 625,3 40% 657,1 2% 586,4 2% 170,6 1% 181,9 1% Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 As regiões correspondem ao Nível II da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS - 2013), cuja aplicação aos dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional só é possível a partir da operação estatística de 1995. 3 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==