I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 2 4 Quadro 121 - Investigadores (N.º) no setor Ensino Superior, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento1 Total2 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes n.e. Número Número % Número % Número % Número % Número % Número % Número % Número % 1995 11 001 2 084 19% 1 422 13% 2 246 20% 1 149 10% 878 8% 1 999 18% 1 223 11% - - 1997 13 393 2 420 18% 1 683 13% 2 578 19% 1 335 10% 892 7% 2 616 20% 1 869 14% - - 1999 16 117 2 837 18% 2 005 12% 2 998 19% 1 390 9% 1 060 7% 3 169 20% 2 592 16% 66 0% 2001 17 276 3 224 19% 2 155 12% 3 204 19% 1 580 9% 1 001 6% 3 418 20% 2 694 16% - - 2003 19 906 3 388 17% 2 314 12% 3 664 18% 1 699 9% 1 176 6% 4 307 22% 3 358 17% - - 2005 21 384 3 669 17% 2 489 12% 4 563 21% 1 752 8% 1 095 5% 4 598 22% 3 218 15% - - 2007 26 703 4 122 15% 3 315 12% 5 327 20% 2 749 10% 1 125 4% 5 850 22% 4 215 16% - - 2008a 46 456 5 802 12% 4 080 9% 7 710 17% 7 402 16% 1 489 3% 12 978 28% 6 995 15% - - 2009 46 717 6 196 13% 4 505 10% 7 960 17% 6 900 15% 1 218 3% 12 291 26% 7 647 16% - - 2010 48 677 6 369 13% 4 669 10% 7 701 16% 7 066 15% 1 302 3% 12 403 25% 9 167 19% - - 2011 47 017 5 711 12% 4 051 9% 8 987 19% 6 588 14% 1 844 4% 12 057 26% 7 778 17% - - 2012 48 007 5 611 12% 4 226 9% 8 435 18% 7 307 15% 1 369 3% 12 532 26% 8 527 18% - - 2013b 52 827 5 628 11% 5 743 11% 10 161 19% 7 795 15% 1 382 3% 12 758 24% 9 360 18% - - 2014 51 924 5 705 11% 5 299 10% 9 885 19% 7 849 15% 1 361 3% 12 476 24% 9 349 18% - - 2015 52 325 5 472 10% 5 238 10% 9 928 19% 8 426 16% 1 376 3% 12 777 24% 9 108 17% - - 2016 54 248 5 751 11% 5 408 10% 10 204 19% 8 703 16% 1 443 3% 13 357 25% 9 382 17% - - 2017 54 307 6 137 11% 5 634 10% 10 534 19% 7 640 14% 1 494 3% 13 282 24% 9 586 18% - - 2018 57 532 6 366 11% 5 975 10% 11 487 20% 7 875 14% 1 645 3% 13 953 24% 10 231 18% - - 2019 57 416 6 375 11% 6 045 11% 11 323 20% 7 983 14% 1 623 3% 14 113 25% 9 954 17% - - 2020 55 476 6 434 12% 6 023 11% 11 098 20% 7 320 13% 1 540 3% 13 329 24% 9 732 18% - - Nota(s): 1 Os dados dos investigadores por domínio de investigação e desenvolvimento no setor Ensino Superior só estão disponíveis a partir de 1995. 2 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Sinais convencionais: - Resultado nulo. n.e. - Não especificado. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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