I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 2 3 Quadro 120 - Investigadores (ETI)1 no setor Ensino Superior, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento2 Total3 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes n.e. ETI ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % 1995 5 850,1 1 221,3 21% 826,8 14% 1 347,6 23% 559,8 10% 454,2 8% 906,9 16% 533,4 9% - - 1997 7 474,3 1 456,8 19% 979,7 13% 1 534,6 21% 702,3 9% 537,7 7% 1 380,8 18% 882,3 12% - - 1999 8 242,5 1 546,3 19% 1 187,6 14% 1 668,4 20% 623,6 8% 571,7 7% 1 499,5 18% 1 106,6 13% 38,9 0% 2001 8 941,6 1 794,4 20% 1 283,7 14% 1 824,5 20% 663,8 7% 527,0 6% 1 640,8 18% 1 207,5 14% - - 2003 10 062,4 1 878,2 19% 1 429,1 14% 2 147,1 21% 717,9 7% 596,0 6% 1 909,5 19% 1 384,6 14% - - 2005 10 956,4 2 129,7 19% 1 565,3 14% 2 609,2 24% 771,2 7% 592,1 5% 1 971,1 18% 1 317,8 12% - - 2007 13 113,9 2 460,3 19% 1 905,6 15% 2 891,4 22% 1 182,2 9% 574,1 4% 2 429,3 19% 1 671,0 13% - - 2008a 23 138,4 3 341,0 14% 2 402,0 10% 4 241,9 18% 3 351,9 14% 759,8 3% 5 919,5 26% 3 122,2 13% - - 2009 23 242,1 3 409,0 15% 2 669,7 11% 4 418,2 19% 3 064,5 13% 562,4 2% 5 665,1 24% 3 453,1 15% - - 2010 23 858,5 3 718,4 16% 2 972,7 12% 4 414,2 19% 2 913,7 12% 655,5 3% 5 258,3 22% 3 925,7 16% - - 2011 23 754,4 3 351,3 14% 2 598,6 11% 5 205,9 22% 2 934,0 12% 1 011,3 4% 5 269,0 22% 3 384,4 14% - - 2012 23 824,8 3 296,5 14% 2 732,6 11% 4 989,2 21% 3 111,5 13% 750,4 3% 5 369,3 23% 3 575,3 15% - - 2013b 25 760,1 3 220,0 12% 3 834,1 15% 5 866,8 23% 3 227,5 13% 717,8 3% 5 169,9 20% 3 723,9 14% - - 2014 24 977,6 3 303,3 13% 3 571,1 14% 5 641,5 23% 3 135,8 13% 706,2 3% 4 926,5 20% 3 693,1 15% - - 2015 25 043,2 3 137,7 13% 3 476,7 14% 5 646,6 23% 3 304,9 13% 691,5 3% 5 104,2 20% 3 681,7 15% - - 2016 26 105,7 3 387,4 13% 3 618,5 14% 5 799,3 22% 3 548,9 14% 715,9 3% 5 184,4 20% 3 851,3 15% - - 2017 27 562,4 3 607,6 13% 3 806,8 14% 6 237,9 23% 3 582,1 13% 779,6 3% 5 540,2 20% 4 008,2 15% - - 2018 28 830,8 3 700,6 13% 4 106,7 14% 6 716,4 23% 3 613,0 13% 863,6 3% 5 639,6 20% 4 190,9 15% - - 2019 28 812,4 3 714,2 13% 4 157,5 14% 6 694,4 23% 3 640,1 13% 858,0 3% 5 693,0 20% 4 055,1 14% - - 2020 28 739,8 3 839,0 13% 4 179,7 15% 6 726,1 23% 3 549,2 12% 825,6 3% 5 575,2 19% 4 044,9 14% - - Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 Os dados dos investigadores por domínio de investigação e desenvolvimento no setor Ensino Superior só estão disponíveis a partir de 1995. 3 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Sinais convencionais: - Resultado nulo. n.e. - Não especificado. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==