I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 0 1 Quadro 98 - Recursos humanos em I&D (ETI)1 no setor IPSFL2, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento Total3 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes ETI ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % 2005 3 380,7 235,1 7% 920,7 27% 1 185,4 35% 448,8 13% 35,5 1% 449,4 13% 105,8 3% 2007 3 998,7 312,3 8% 1 119,5 28% 1 265,9 32% 518,6 13% 54,5 1% 590,0 15% 137,8 3% 2008 4 378,2 399,4 9% 1 146,5 26% 1 304,0 30% 633,5 14% 44,4 1% 680,7 16% 169,6 4% 2009 4 335,9 439,2 10% 1 024,5 24% 1 225,9 28% 828,1 19% 35,9 1% 676,9 16% 105,4 2% 2010 5 159,8 539,4 10% 1 359,7 26% 1 604,3 31% 793,2 15% 40,7 1% 701,3 14% 121,1 2% 2011 5 811,9 369,5 6% 1 295,3 22% 2 127,8 37% 1 009,3 17% 76,9 1% 806,4 14% 126,7 2% 2012 5 169,1 363,6 7% 1 364,6 26% 1 967,4 38% 804,0 16% 26,5 1% 508,2 10% 135,0 3% 2013a 754,9 195,9 26% 296,5 39% 138,0 18% 74,8 10% 1,0 0% 15,6 2% 33,0 4% 2014 622,3 23,7 4% 384,5 62% 79,2 13% 78,2 13% 1,9 0% 24,8 4% 29,9 5% 2015 648,8 25,0 4% 435,1 67% 77,9 12% 77,5 12% 2,0 0% 26,3 4% 5,0 1% 2016 676,4 28,6 4% 443,2 66% 65,5 10% 106,0 16% 2,0 0% 27,8 4% 3,2 0% 2017 683,0 26,6 4% 450,7 66% 70,0 10% 92,6 14% 1,1 0% 36,9 5% 5,2 1% 2018 758,7 27,2 4% 468,9 62% 59,6 8% 115,0 15% 23,3 3% 40,2 5% 24,5 3% 2019 791,2 31,2 4% 464,1 59% 90,2 11% 115,4 15% 16,9 2% 47,4 6% 26,1 3% 2020 1 096,4 40,9 4% 507,5 46% 262,9 24% 102,1 9% 52,6 5% 82,9 8% 47,5 4% Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 IPSFL - Instituições Privadas sem Fins Lucrativos. 3 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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