I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 9 1 Quadro 88 - Recursos humanos em I&D (N.º) no setor Ensino Superior, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento Total1 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes Número Número % Número % Número % Número % Número % Número % Número % 2005 22 512 3 733 17% 2 658 12% 4 724 21% 1 974 9% 1 309 6% 4 743 21% 3 371 15% 2007 27 924 4 189 15% 3 481 12% 5 534 20% 2 978 11% 1 280 5% 6 087 22% 4 374 16% 2008a 48 152 5 961 12% 4 365 9% 8 030 17% 7 674 16% 1 599 3% 13 335 28% 7 187 15% 2009 49 168 6 482 13% 4 814 10% 8 447 17% 7 380 15% 1 358 3% 12 773 26% 7 913 16% 2010 50 497 6 655 13% 4 871 10% 8 001 16% 7 376 15% 1 361 3% 12 858 25% 9 376 19% 2011 48 080 5 824 12% 4 223 9% 9 127 19% 6 769 14% 1 881 4% 12 345 26% 7 910 16% 2012 48 998 5 745 12% 4 325 9% 8 591 18% 7 528 15% 1 391 3% 12 739 26% 8 680 18% 2013b 55 707 5 869 11% 6 429 12% 10 661 19% 8 275 15% 1 533 3% 13 328 24% 9 613 17% 2014 54 626 5 938 11% 5 989 11% 10 334 19% 8 250 15% 1 495 3% 13 094 24% 9 526 17% 2015 55 298 5 703 10% 5 933 11% 10 488 19% 8 898 16% 1 477 3% 13 476 24% 9 323 17% 2016 57 437 5 967 10% 6 187 11% 10 771 19% 9 250 16% 1 540 3% 14 091 25% 9 631 17% 2017 57 838 6 411 11% 6 474 11% 11 205 19% 8 190 14% 1 601 3% 14 091 24% 9 866 17% 2018 61 186 6 658 11% 6 861 11% 12 160 20% 8 422 14% 1 770 3% 14 768 24% 10 546 17% 2019 61 337 6 675 11% 6 957 11% 12 094 20% 8 559 14% 1 742 3% 15 056 25% 10 253 17% 2020 59 370 6 758 11% 6 873 12% 11 860 20% 7 897 13% 1 686 3% 14 241 24% 10 055 17% Nota(s): 1 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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