I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 9 0 Quadro 87 - Recursos humanos em I&D (ETI)1 no setor Ensino Superior, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento Total2 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes ETI ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % 2005 11 680,4 2 172,7 19% 1 700,6 15% 2 709,0 23% 891,3 8% 726,6 6% 2 082,5 18% 1 397,8 12% 2007 14 027,2 2 506,9 18% 2 048,8 15% 3 054,6 22% 1 350,7 10% 683,6 5% 2 597,7 19% 1 784,9 13% 2008a 24 411,5 3 464,6 14% 2 639,5 11% 4 497,0 18% 3 532,1 14% 833,1 3% 6 188,4 25% 3 256,8 13% 2009 24 965,1 3 573,0 14% 2 928,4 12% 4 789,0 19% 3 413,9 14% 646,6 3% 5 979,7 24% 3 634,6 15% 2010 25 091,7 3 886,0 15% 3 137,2 13% 4 616,7 18% 3 135,0 12% 694,1 3% 5 560,8 22% 4 061,9 16% 2011 24 491,4 3 427,7 14% 2 724,5 11% 5 304,5 22% 3 076,0 13% 1 037,7 4% 5 455,3 22% 3 465,8 14% 2012 24 513,2 3 384,5 14% 2 811,9 11% 5 092,9 21% 3 290,6 13% 765,8 3% 5 498,9 22% 3 668,6 15% 2013b 27 752,7 3 386,7 12% 4 346,4 16% 6 216,8 22% 3 564,8 13% 826,2 3% 5 544,8 20% 3 867,1 14% 2014 26 870,4 3 470,6 13% 4 122,7 15% 5 949,4 22% 3 384,9 13% 802,1 3% 5 355,1 20% 3 785,7 14% 2015 27 001,2 3 297,6 12% 3 993,7 15% 6 020,8 22% 3 587,9 13% 757,9 3% 5 560,6 21% 3 782,6 14% 2016 28 265,1 3 544,5 13% 4 197,0 15% 6 200,9 22% 3 884,7 14% 770,6 3% 5 688,0 20% 3 979,4 14% 2017 30 077,9 3 803,3 13% 4 466,8 15% 6 723,5 22% 3 949,5 13% 844,6 3% 6 117,2 20% 4 173,0 14% 2018 31 450,5 3 915,7 12% 4 799,4 15% 7 206,1 23% 3 979,7 13% 934,9 3% 6 224,9 20% 4 389,9 14% 2019 31 556,4 3 931,1 12% 4 849,2 15% 7 218,4 23% 4 051,8 13% 928,5 3% 6 343,5 20% 4 233,9 13% 2020 31 504,9 4 067,1 13% 4 842,5 15% 7 253,1 23% 3 945,3 13% 909,3 3% 6 251,3 20% 4 236,4 13% Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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