I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 8 5 Quadro 82 - Recursos humanos em I&D (N.º) no setor Ensino Superior, por função e sexo1 Ano Pessoal total2 Investigadores Técnicos Outro pessoal H M H M H M H M Número Número Número % Número % Número % Número % Número % Número % 2003 11 301 10 187 10 763 95% 9 143 90% 324 3% 515 5% 214 2% 529 5% 2005 11 788 10 724 11 359 96% 10 025 93% 257 2% 363 3% 172 1% 336 3% 2007 14 404 13 520 13 962 97% 12 741 94% 290 2% 378 3% 152 1% 401 3% 2008a 25 557 22 595 24 959 98% 21 497 95% 439 2% 609 3% 159 1% 489 2% 2009 25 131 24 037 24 224 96% 22 493 94% 684 3% 988 4% 223 1% 556 2% 2010 26 235 24 262 25 485 97% 23 192 96% 476 2% 701 3% 274 1% 369 2% 2011 24 905 23 175 24 479 98% 22 538 97% 309 1% 463 2% 117 0% 174 1% 2012 24 831 24 167 24 445 98% 23 562 97% 273 1% 443 2% 113 0% 162 1% 2013b 28 309 27 398 27 259 96% 25 568 93% 936 3% 1 515 6% 114 0% 315 1% 2014 27 942 26 684 26 966 97% 24 958 94% 867 3% 1 398 5% 109 0% 328 1% 2015 27 988 27 310 26 897 96% 25 428 93% 879 3% 1 465 5% 212 1% 417 2% 2016 28 911 28 526 27 771 96% 26 477 93% 963 3% 1 549 5% 177 1% 500 2% 2017 28 802 29 036 27 457 95% 26 850 92% 1 134 4% 1 608 6% 211 1% 578 2% 2018 30 289 30 897 28 893 95% 28 639 93% 1 131 4% 1 598 5% 265 1% 660 2% 2019 30 167 31 170 28 656 95% 28 760 92% 1 265 4% 1 739 6% 246 1% 671 2% 2020 29 005 30 365 27 495 95% 27 981 92% 1 230 4% 1 642 5% 280 1% 742 2% Nota(s): 1 Os dados de pessoal total em I&D por sexo, em número, no setor Ensino Superior, só estão disponíveis a partir de 2003. 2 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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