I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 8 4 Quadro 81 - Recursos humanos em I&D (ETI)1 no setor Ensino Superior, por função e sexo2 Ano Pessoal total3 Investigadores Técnicos Outro pessoal H M H M H M H M ETI ETI ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % ETI % 2001 5 485,6 4 687,3 4 783,1 87% 4 158,5 89% 433,4 8% 302,1 6% 269,1 5% 226,7 5% 2003 5 686,0 5 461,0 5 319,2 94% 4 743,2 87% 216,5 4% 346,0 6% 150,3 3% 371,8 7% 2005 5 940,0 5 740,4 5 670,2 95% 5 286,1 92% 151,8 3% 220,2 4% 118,0 2% 234,0 4% 2007 6 982,6 7 044,6 6 668,1 95% 6 445,8 92% 192,9 3% 276,9 4% 121,6 2% 321,9 5% 2008a 12 608,2 11 803,3 12 175,3 97% 10 963,1 93% 306,4 2% 461,3 4% 126,5 1% 378,9 3% 2009 12 399,2 12 565,9 11 795,1 95% 11 447,0 91% 419,6 3% 665,6 5% 184,5 1% 453,4 4% 2010 12 719,8 12 371,8 12 233,0 96% 11 625,5 94% 288,8 2% 437,2 4% 198,0 2% 309,2 2% 2011 12 308,1 12 183,3 12 019,0 98% 11 735,4 96% 191,7 2% 301,6 2% 97,4 1% 146,3 1% 2012 12 025,9 12 487,3 11 761,2 98% 12 063,6 97% 174,5 1% 288,2 2% 90,2 1% 135,5 1% 2013b 13 587,6 14 165,1 12 885,7 95% 12 874,4 91% 615,5 5% 1 051,1 7% 86,4 1% 239,6 2% 2014 13 244,1 13 626,3 12 600,2 95% 12 377,3 91% 566,2 4% 987,3 7% 77,6 1% 261,7 2% 2015 13 259,0 13 742,2 12 581,4 95% 12 461,8 91% 558,7 4% 971,5 7% 118,8 1% 308,9 2% 2016 13 779,2 14 485,9 13 028,9 95% 13 076,8 90% 627,8 5% 1 012,6 7% 122,5 1% 396,5 3% 2017 14 592,7 15 485,2 13 669,3 94% 13 893,2 90% 766,0 5% 1 137,0 7% 157,4 1% 455,0 3% 2018 15 170,5 16 280,0 14 189,1 94% 14 641,7 90% 781,1 5% 1 121,9 7% 200,3 1% 516,5 3% 2019 15 077,3 16 479,1 14 062,1 93% 14 750,3 90% 834,9 6% 1 211,9 7% 180,3 1% 516,9 3% 2020 15 053,2 16 478,7 13 999,4 93% 14 740,4 89% 841,5 6% 1 165,5 7% 212,3 1% 572,9 3% Nota(s): 1 ETI - Equivalente a tempo integral. 2 Os dados de pessoal total em I&D por sexo, em ETI, só estão disponíveis a partir de 2001. 3 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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