Info DGEEC N.º 9

52 Info N.º 9 Janeiro 2025 Projeto RETFOP - Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional de Angola) Luanda, ANGOLA No âmbito do Projeto RETFOP, do Camões IP, a DGEEC participou ativamente no processo de estruturação e designdo armazenamento da informação a ser recolhida pela Plataforma RETFOP – de recolha, armazenamento, e disseminação de dados e informação estatística sobre o ensino técnico e formação profissional de Angola – particularmente na definição da estrutura das tabelas de dados que a formam, relativas a escolas, matrículas e resultados escolares, necessidades especiais de educação e pessoal docente. Entre os dias 12 e 15 de novembro, a DGEEC, na pessoa do seu colaborador Joaquim Santos, participou na ação de formação de quadros de Angola, na utilização da Plataforma e debate e esclarecimento de dúvidas relativas a indicadores de educação e formação, sua definição e interpretação, quer os internos ao Ministério da Educação de Angola, quer os reportados pelas entidades Angolanas ao Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS). Decorreu nos dias 15 a 17 de outubro a reunião do INES WP, de indicadores em educação e formação da OCDE, com representação nacional deJoaquim Santos, Diretor de Serviços de Estatísticas da Educação (DSEE/DGEEC). Para além da apresentação do Sistema de Educação e Formação do país que recebeu o Grupo de trabalho (Roménia), dos seus objetivos e desafios, do balanço da produção da publicação “Education at a Glance” da OCDE, e da respetiva difusão pública, foram debatidos diferentes projetos de recolha e validação de dados, e de produção, análise e difusão de informação estatística nas áreas da educação e formação, no espaço da OCDE. Especificamente, entre os temas em análise encontraram-se os projetos associados ao Teacher Shortage, dados sobre o ensino superior – Taxas de conclusão no tempo esperado, Salários – e Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A revisão da Classificação ISCED 2011, a forma de organização de exercícios de priorização de projetos e indicadores a serem assumidos pela organização, e os desenvolvimentos registados na nova plataforma de consulta de dados OCDE: Data Explorer, foram outros pontos importantes constantes na agenda desta reunião, e objeto de atenção do Secretariado da Diretoria da Educação da OCDE, e dos delegados dos diferentes países que estiveram presentes Reunião INES Working Party (Grupo de Indicadores sobre Sistemas de Educação e Formação da OCDE) Bucareste, ROMÉNIA DGEEC INTERNACIONAL (continuação) Reunião SGIB - Standing Group of Indicators and Benchmarks (Grupo de Indicadores em Educação e Formação da Comissão Europeia) Budapeste, HUNGRIA A DGEEC, representada pelo Diretor de Serviços da DSEE Joaquim Santos, participou na reunião de dezembro de 2024 do SGIB, de indicadores em educação e formação da Comissão Europeia. Para além do balanço da produção da publicação “Education and Training Monitor” da Comissão Europeia, e da respetiva difusão pública, foram debatidos diferentes projetos de definição de indicadores nas áreas da educação e formação, no espaço da União Europeia. Especificamente, entre os temas em análise encontraram-se a seleção de indicadores que permitam a definição de objetivos/metas para a União, nas áreas da equidade, das competências digitais e da mobilidade e dimensão social do ensino superior. A apresentação dos primeiros resultados do PIAAC, no espaço da UE, constituiu outro ponto importante abordado pelo Secretariado do Grupo de indicadores, e pelos delegados dos diferentes países da União. A reunião – inserida no termo da Presidência rotativa da Hungria do Conselho da União Europeia – terminou com a apresentação dos principais temas que serão objeto de particular atenção da Polónia, país que sucede à Hungria na presidência rotativa. EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR

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