Info DGEEC N.º 9

COMUNICAÇÕES Publicação da Comissão Europeia que apresenta a análise sobre a evolução dos sistemas de educação e formação em toda a União Europeia (UE). Esta publicação reúne os últimos dados disponíveis, com atualizações sobre as medidas políticas nacionais, e contribui assim para a monitorização do quadro estratégico do Espaço Europeu da Educação (EEE). 48 Relatório “Education andTraining Monitor 2024” (Monitor da Educação e da Formação 2024) Relatório Saúde Psicológica e Bem-estar 2024 Info N.º 9 Janeiro 2025 Relatórios publicados com a colaboração da DGEEC. Uma imagem com texto, captura de ecrã, software, Sistema operativo Os conteúdos gerados por IA poderão estar incorretos. Country Report de Portugal Indicadores-chave Metas definidas a nível da União Europeia (UE) para 2030, que já foram atingidas por Portugal: • Participação na educação na primeira infância (entre os 3 anos e a idade de início do 1.º ciclo do ensino básico): Meta UE 2030 ≥ 96%; Portugal (2022): 96,3% (dados provisórios); • Abandono precoce da educação e da formação (18-24 anos): Meta UE 2030 < 9%; Portugal (2023): 8,1%; • Exposição dos diplomados do ensino e formação profissional à aprendizagem em contexto de trabalho: Meta UE 2025≥60%; Portugal (2023): 74,1%. Os documentos encontram-se acessíveis no site da DGEEC e nositeda Comissão Europeia. Em particular, os relatórios do Monitor da Educação e da Formação por país (Country Reports) apresentam e avaliam os principais desenvolvimentos políticos relativos a todos os níveis de ensino nos 27 Estados-Membros da UE e proporcionam ao leitor uma visão mais aprofundada do desempenho dos países no que respeita às metas a nível da UE acordadas no âmbito do EEE, com base nos mais recentes dados quantitativos e qualitativos disponíveis. Os relatórios estão divididos por secções: • asecção indicadores-chaveapresenta os principais indicadores do ensino e da formação; • asecção 1centra-se na aprendizagem para a sustentabilidade; • asecção 2considera a educação e o acolhimento na primeira infância; • asecção 3incide nas políticas relativas ao ensino escolar; • asecção 4considera a educação profissional; • asecção 5analisa as medidas relativas ao ensino superior; • e, por último, asecção 6abrange a educação de adultos. O relatório de Portugal dá uma visão mais aprofundada do desempenho do país em relação aos objetivos a nível da UE e acordados no âmbito do EEE. Relatório que integra os resultados do 2.º estudo do Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-estar das escolas (OSPBE/DGEEC), que decorreu em 2024, e visou monitorizar indicadores de saúde psicológica e de bem-estar nas escolas portuguesas, para desenvolver propostas de intervenção ajustadas às necessidades identificadas e promover a sua implementação e avaliação. Os resultados reafirmaram a necessidade de intervenções, tais como a ligação escolacomunidade, estratégias de intervenção precoce, fortalecimento das relações professoraluno, capacitação parental, integração da aprendizagem socioemocional, a importância da participação ativa dos alunos e a importância de um sistema nacional de monitorização (como o OSPBE/DGEEC) sugerindo que esta monitorização se deveria alargar a todos os agentes do ecossistema escolar. Tratou-se de um relatório coordenado pela Professora Margarida Gaspar de Matos, com a participação do Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues. O mesmo encontra-se disponível sob o formato de e-book acessível a partir do site da DGEEC.

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