Info DGEEC N.º 9

31 Info N.º 9 Janeiro 2025 SALÁRIOS E SUBSÍDIOS DOS PROFESSORES E DIRIGENTES ESCOLARES NA EUROPA A Rede Eurydice procedeu à difusão pública de dados nacionais e comparados, relativos a salários e complementos salariais de professores e diretores de escolas, nos 39 sistemas educativos dos 37 países europeus que compõem a Rede, no ano letivo de 2022/2023. Salários brutos anuais estatutários dos professores (em SPA) em diferentes fases da carreira, por nível ISCED e qualificação, 2022/2023 Salário inicial Proporção de professores Após 15 anos No topo de carreira Após 10 anos Esta ferramenta interativa fornece dados sobre os salários estatutários e efetivos de professores a tempo inteiro, totalmente qualificados e diretores de escolas públicas, bem como informações sobre os subsídios que podem receber além dos seus salários estatutários. Os dados podem também incluir escolas privadas dependentes do governo, que em alguns países constituem a maioria das escolas. Mas…Como evoluem estas perspetivas à medida que os professores vão ganhando experiência? Qual o impacto da inflação nos seus rendimentos? Ganharam ou perderam poder de compra nos últimos anos? Que cenários se colocam à evolução dos seus rendimentos, à medida que os anos passam e que progridem na carreira? Igualmente unânime é a ideia de que os dirigentes escolares – diretores de escolas – desempenham um papel crucial na definição de estratégias e na capacitação e motivação das equipas educativas que lideram, nas suas escolas. Ora…Que salários auferem os diretores? Que fatores são considerados na definição dos seus níveis de remuneração? Desempenhará a dimensão da escola ou do agrupamento de escolas um papel importante na definição do salário de cada diretor? É para facilitar na resposta a estas e a outras questões que se divulgaram estes dados que pretendem ajudar a traçar o panorama atual dos rendimentos de professores e diretores de escola, desde a educação préescolar até ao ensino secundário e que resultam de uma estreita colaboração entre as Redes Eurydice e NESLI do INES WP (OCDE). •Em Portugal, os professores são remunerados segundo as mesmas tabelas salariais, independentemente do nível de ensino (tal como Bulgária, Grécia, no Chipre, Lituânia, Hungria, Polónia, Roménia, Eslovénia e Montenegro). •Em Portugal, os professores no topo da carreira ganham significativamente mais do que os iniciantes, como em França, Luxemburgo e na Comunidade Germanófona da Bélgica. •Os diretores recebem um suplemento salarial com base nas características da escola, como o número de alunos matriculados nas escolas ou nos agrupamentos de escolas que dirigem, não só em Portugal, mas também na Grécia, Espanha, Letónia, Lituânia, Malta, Países Baixos e Montenegro. •Os professores perderam poder de compra e ganham menos do que em 2021/2022, ajustado à inflação. Aceda à Ferramenta interativa Aceda aos Dados abertos Tem sido unânime a ideia de que uma “educação de elevada qualidade”, que permita aos alunos ter sucesso escolar ao longo dos diferentes níveis de educação e formação, e estarem no futuro plenamente integrados nas comunidades onde vivem e no mercado de trabalho, passa pela valorização do papel do professor. A sua motivação, os seus níveis de remuneração e as suas perspetivas de carreira são aspetos críticos para atrair e reter talentos na educação. Através desta ferramenta interativa poderão ser comparados os níveis de remuneração dos professores e dos dirigentes escolares de 37 países da Rede Eurydice, a evolução dos salários em dois anos letivos consecutivos, bem como a progressão dos salários nas várias etapas da carreira. Os dados utilizados para o relatório comparativo estão disponíveis em formato de dados abertos, permitindo a sua exportação através de múltiplos formatos para uma análise simplificada. Principais resultados para Portugal

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