Aceda à Publicação 25 Info N.º 9 Janeiro 2025 Nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico registou-se a maior percentagem de alunos com Ação Social Escolar (ASE), 36% em ambos os ciclos, e no 3.º cicloo valor foi de 33%. No ensino secundário, a percentagem dos alunos com apoios de ASE, no ano letivo 2022/23, em Portugal continental, foi de 20% nos cursos cientifico-humanísticos (CCH) e de 33% nos cursos profissionais (CP). Principais resultados Alunos com apoio ASE, por ciclo e nível de ensino (%), Portugal continental, 2022/2023 No 1.º ciclo, foram as comunidades intermunicipais do Alto Alentejo e do Algarve que tiveram maior proporção de alunos ASE (46%). A comunidade intermunicipal do Tâmega e Sousa, com 49% e 44%, teve a maior percentagem de alunos com ASE nos 2.º e 3.º ciclos, respetivamente. No ensino secundário, as percentagens mais elevadas registaram-se na comunidade intermunicipal doTâmega e Sousa (34%) no caso dos CCH e no do Douro (51%) e nas Terras de Trás-os-Montes(50%) no caso dos CP. Coimbrafoi odistritocommenor percentagem de alunos com ASE, variando entre os 22% e os 28% nos três ciclos doensino básico. Já os distritos de Bragança, Portalegre e Faroregistaram as maiores percentagens de alunos com ASE, variando entre os 37% e os 46%. Alunos do ensino básico com apoio ASE, por ciclo de ensino e distrito (%) Alunos do ensino secundário com apoio ASE, por distrito e oferta de educação e formação (%), 2022/2023 Este relatório apresenta as assimetrias entre as escolas públicas dos ensinos básico e secundário de Portugal continental, no ano letivo 2022/2023. Analisa as disparidades existentes nas escolas em termos de contexto socioeconómico dos seus alunos, partindo de um estudo, circunscrito ao 2.º ciclo do ensino básico, realizado em 2018 pela DGEEC. Teve por base os dados reportados pelas escolas aos sistemas de informação do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), e foi utilizado, como indicador de contexto socioeconómico, a percentagem de alunos que beneficiaram da Ação Social Escolar (ASE) no ano letivo de 2022/2023. ASSIMETRIAS ENTRE ESCOLAS: ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO, 2022/2023 38% 46% 46% 35% 36% 37% 41% 30% 37% 32% 36% 35% 28% 27% 38% 36% 28% 27% 22% 45% 45% 43% 39% 39% 39% 38% 38% 37% 37% 36% 36% 34% 34% 34% 33% 33% 28% 28% 38% 38% 37% 32% 36% 36% 33% 36% 31% 38% 33% 32% 31% 33% 29% 30% 31% 25% 24% 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB 26% 25% 25% 24% 24% 24% 23% 22% 22% 22% 20% 20% 19% 19% 18% 18% 16% 16% 13% 43% 37% 34% 36% 50% 47% 36% 28% 37% 31% 33% 31% 31% 33% 33% 27% 25% 24% 22% Ensino secundário CCH Ensino secundário CP Alunos do ensino básico com apoio ASE, por distrito e ciclo de estudos (%), 2022/2023 36% 1.º CEB 36% 2.º CEB 33% 3.º CEB 20% Ensino Secundário CCH 33% Ensino Secundário CP No ensino secundário CCH, foram os distritos de Vila Real (26%), Viana do Castelo e Portalegre (ambos com 25%), que tiverammaior percentagem de alunos com ASE e, nos CP os distritos deBragança(50%) eGuarda(47%). Coimbra, Leiria e Beja foram os distritos com menor percentagem de alunos com ASE, variando entre os 13% e os 16% nos CCH e entre os 22% e os 25% nos CP.
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