ESTUDANTES ÀENTRADA DOENSINOSECUNDÁRIO: ESCOLHA DO CURSO, MUDANÇA DE CURSO, MUDANÇA DE ESCOLA E EXPETATIVAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS | SUMÁRIOS ESTATÍSTICOS 2022/2023 24 Aceda à Publicação e aos Sumários Estatísticos Os dados apresentados resultam da aplicação do inquérito “Estudantes à Entrada do Ensino Secundário 2022/2023", realizado entre fevereiro e julho de 2023, que contou com a colaboração entre a DGEEC e as 643 escolas públicas e privadas de Portugal continental que participaram na operação estatística. O inquérito é censitário e teve como objetivo retratar o percurso dos 113 271 jovens que se encontravam à entrada do ensino secundário, contando com 50,9% de respostas e com a extrapolação dos restantes dados de acordo com o universo de alunos existentes nas Estatísticas da Educação 2022/2023. Os alunos matriculados em cursos científico-humanísticos (63%) optaram, na sua maioria, por um curso de “ciências e tecnologias” (51%), seguidos de “línguas e humanidades” (27%). Os alunos que escolheramcursos profissionais (35%) decidiram maioritariamente frequentar um curso na área dos “serviços” (27%), das “ciências, matemática e informática” (18%) e da “engenharia, indústrias transformadoras e construção” (18%). 11% dos alunos mudaram de escola, dos quais 49% mudou apenas de escola, 41% mudou de escola, de oferta de educação e formação e de curso e apenas 9% mudou de escola e de curso. 11% dos alunos mudaram de curso e/ou de oferta de educação e formação sendo provenientes, na sua maioria, dos cursos profissionais. 52% dos alunos que mudaram de curso, mantiveram-se na mesma oferta de educação e formação. 48% de alunos mudaram de curso e de oferta de educação e formação, sendo que 39% mudaram de um curso cientifico-humanístico (CCH) para um curso "profissionalmente qualificante “ (CPQ). 67% dos alunos pretendem continuar a estudar após a conclusão do ensino secundário, sendo que 71% deseja frequentar um curso no ensino superior. Info N.º 9 Janeiro 2025 Alunos dos cursos científico-humanísticos, por curso (%), 2022/2023: Fluxos de mudança de escola (%) Fluxos de mudança de curso entre a oferta de educação e formação (%) Alunos dos cursos profissionais, por áreas de formação (%), 2022/2023: 49% Mudança de Escola 41% Só mudaram de escola Mudaram de escola, de oferta de educação e formação e de curso Mudaram de escola e de curso CPQ 59% CCH 41% Curso anterior Curso 2022/2023 CCH 32% CPQ 20% CCH 71% CPQ 29% Expectativa de prosseguimento de estudos (%), 2022/2023 Principais resultados 67% Terminar o 12.º ano e continuar a estudar 15% Terminar o 12.º ano e deixar de estudar 2% Sair antes de terminar o 12.º ano 35% Cursos profissionais 63% Cursos Científicohumanísticos 9%
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==