Na generalidade, verificou-se que 86% dos alunos que prosseguiram estudos numa IES concluíram o ensino secundário em CCH, 12% em CP e 3% em outros cursos (CPP ou CAE). 14 Aceda à Publicação TRANSIÇÃO ENTRE OENSINOSECUNDÁRIO(2022/2023) E OENSINOSUPERIOR(2023/2024) A publicação “Transição entre o ensino secundário (2022/2023) e o ensino superior (2023/2024)” tem como objetivo apresentar os principais resultados da análise do percurso dos jovens que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2022/2023, em Cursos Científico-Humanísticos (CCH), Cursos Profissionais (CP), Cursos com Planos Próprios (CPP) e Cursos Artísticos Especializados (CAE), em Portugal Continental, no ano letivo subsequente (2023/2024). São fontes de dados deste estudo as Estatísticas da Educação e o Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES). Dos alunos que concluíram o secundário em CCH, a sua maioria encontrava-se a estudar em cursos conferentes de gau superior (73%) e 3% em CTeSP. Já nos alunos que concluíramCPa taxa de transição para cursos conferentes de grau situou-se em 10% e em 12% para CTeSP. Outros cursos (CPP e CAE) apresentaram taxas de 64% para cursos conferentes de gau e uma taxa de transição para CTeSP de 5%. De entre os alunos que concluíram CCH foram os alunos provenientes das áreas de Ciências Socioeconómicas e Ciências e Tecnologias onde o prosseguimento de estudos em IES foi superior (81% em ambos os casos), seguidas das áreas de Artes Visuais (65%), Línguas e Humanidades (59%) e Planos de Estudos Estrangeiros (30%). Em termos geográficos, foi no distrito de Bragança onde se verificou os alunos de CCH prosseguirem estudos em IES em maior proporção (87%; destes estavam inscritos em cursos conferentes de grau 81%). No caso dos alunos que concluíram o secundário em CP, Bragança também apresentou o valor mais elevado (40%, sendo que destes, 28% correspondem a inscritos em CTeSP). Info N.º 9 Janeiro 2025 Alunos que concluíram o secundário em 2022/2023 e que prosseguiram estudos numa IES, após 1 ano, por tipo de oferta de educação e formação (%) Situação após 1 ano dos alunos que concluíram o secundário em 2022/2023, por tipo de oferta de educação e formação (%) Situação após 1 ano dos alunos que concluíram o secundário em CCH em 2022/2023, por curso (%) 86% 12% 3% CCH CP Outros Os resultados são apresentados sob a forma de taxas de transição para o ensino superior, associadas aos diferentes grupos de alunos, desagregadas por modalidade e área do curso frequentado no ensino secundário, localização da escola de origem (Distrito/Concelho) e tipo de situação no ano letivo subsequente (em curso conferente de grau; CTeSP - Curso Técnico Superior Profissional; Não encontrado a estudar). Os dados recolhidos têm como finalidade a difusão no siteda DGEEC. 64% 10% 73% 5% 12% 3% 31% 78% 24% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Outros CP CCH Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos CET ou CTeSP Não encontrado a estudar em IES 30% 59% 81% 65% 81% 0% 3% 3% 2% 3% 69% 38% 17% 33% 15% 0% 20% 40% 60% 80% 100% P. E. estrangeiros Línguas e Humanidades C. Socioeconómicas Artes Visuais Ciências e Tecnologias Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos CTeSP Não encontrado a estudar em IES
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