Info DGEEC N.º 8

41 Realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de julho, aI Conferência Nacional sobre Oficinas de Estatística da Educação organizada pela Direção Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) e pelo Serviço de Estudos, Planeamento e Cooperação do Ministério da Educação de Cabo Verde I CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE OFICINAS DE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO Praia, CABO VERDE (evento híbrido) DGEEC INTERNACIONAL (continuação) Durante 3 dias foram abordados temas de particular importância para o Sistema Educativo Nacional do referido país, tais como a produção de estatísticas oficiais; código de boas práticas do setor educativo; política nacional de proteção de dados em Cabo Verde; financiamento e produção das estatísticas da educação; linhas gerais da Estratégia Nacional do Desenvolvimento Estatísticos 2022-2026; e principais desafios na recolha de dados fora do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGE). Info N.º 8 Outubro 2024 A DGEEC foi convidada a participar no bloco temático sobre “Sistema de recolha de dados: circuito e armazenamento”, tendo sido representada pela técnica superior da Direção de Serviços de Estatísticas da Educação / Divisão de Estatísticas do Ensino Básico e Secundário (DSEE/DEEBS), Helena Saleiro, que fez uma apresentação sobre o “Aproveitamento de fontes administrativas na produção de estatísticas da educação em Portugal”. Realizou-se nos dias 24 e 25 de setembro, o Encontro Nacional TALIS organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação do Brasil. ENCONTRO NACIONAL TALIS Recife, BRASIL A DGEEC foi representada pelo Diretor de Serviços de Estatísticas da Educação, Joaquim Santos, na qualidade de Coordenador Nacional do Projeto (NPM) e da Amostra do Projeto TALIS (NSM). No primeiro dia do encontro, os participantes debateram as metodologias do Inquérito Internacional sobre Ensino e Aprendizagem TALIS 2024 e a participação do Brasil na pesquisa. No segundo dia, foram formados grupos de trabalho que discutiram a relevância do projeto TALIS para os estados, a colaboração do INEP na pesquisa, o uso do Auxílio da Avaliação Educacional (AAE), os modelos de aplicação e a comunicação com as escolas. Os participantes também tiveram a oportunidade de intervir em plenários com os resultados dos grupos de trabalho, que proporcionaram um espaço para a troca de experiências práticas e para a construção de redes colaborativas.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==