Info DGEEC N.º 8

29 INQUÉRITOS E PROJETOS JULHO - SETEMBRO 2024 Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola - RETFOP é um projeto financiado pela União Europeia, que conta com o apoio da DGEEC na produção de um Sistema de Informação Estatístico para o Ensino Técnico-Profissional. O trabalho da DGEEC iniciou-se em 2019, no diagnóstico da situação e definição de um relatório de pré-requisitos que permitiu elaborar o caderno de encargos e escolher a empresa para desenvolver a plataforma eletrónica. Nesta fase final, orientou-se para a partilha da experiência na produção de estatísticas oficiais, apoio na definição dos processos de recolha e validação a incluir na plataforma, assim como nos quadros a gerar automaticamente pela mesma. Durante os três últimos meses intensificaram-se as reuniões tanto com a Gestão do Projeto, como com a empresa que desenvolve informaticamente a plataforma, assim como com os representantes dos diferentes organismos ligados à produção estatística da República de Angola, no sentido de se finalizar o Sistema de Informação de modo a ser utilizado pelas escolas angolanas que oferecem ensino técnico-profissional. Mais informação sobre o RETFOP. O Consórcio internacional (ISC – International Study Center) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estão a tratar os dados recolhidos no Estudo Principal do Projeto Teaching and Learning International Survey – TALIS e a DGEEC, enquanto Centro Nacional TALIS, tem dado as informações necessárias para esclarecer dúvidas e confirmar informação resultante dos contactos com os Coordenadores TALIS nas escolas. Depois de terminada a resposta ao questionário, tanto nos países do Hemisfério Norte como nos do Hemisfério Sul, o ISC promoveu um webinar do TALIS a 25 de setembro, dirigido a National Project Managers e National Data Managers, onde transmitiu aos países participantes o ponto de situação do trabalho realizado até ao momento (validação de dados, ponderações, estrutura conceptual do relatório internacional, tabelas a apresentar, entre outros temas) assim como a definição dos próximos passos até à publicação do relatório internacional emoutubro de 2025. Mais informação sobre o TALIS. TEACHING AND LEARNING INTERNATIONAL SURVEY (TALIS) 2024 Encontra-se em curso a fase final de recolha de dados do questionário Apoio Tutorial Específico (ATE) – ano letivo 2023/2024. Dirigido às escolas públicas da rede do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, tem como objetivo monitorizar a medida de combate ao insucesso e ao abandono escolar dos alunos do ensino básico e secundário, inserida num plano mais vasto de recuperação das aprendizagens - Plano 23|24 Escola+. Mais informação sobre o ATE. Inquérito disponível em: https://tutorias.dgeec.mec.pt APOIOTUTORIAL ESPECÍFICO(ATE) 2023/2024 EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA(EDINC) 2023/2024 Como forma de acompanhar a implementação do quadro legal de suporte à aprendizagem e à inclusão, foi reaberto, no dia 10 de julho, o questionário Educação Inclusiva 2023/2024 – Final do ano letivo, junto de escolas públicas do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Este questionário permite obter informação relativa a medidas seletivas e/ou adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão e os recursos humanos e organizacionais específicos mobilizados em cada agrupamento de escolas/escolas não agrupadas. Nesta fase de preenchimento pretendese a atualização da informação, nomeadamente no que respeita à situação de final do ano dos alunos e aos recursos mobilizados. Mais informação sobre a EdInc. O Plano Estratégico de Cooperação em Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para o período de 2022 a 2026 (PECE-CPLP 2022-2026), identificou 10 eixos estratégicos para a atuação conjunta comunitária. A DGEEC está representada na equipa que pretende dar resposta ao Eixo Estratégico VIII “Produção de Estatísticas da Educação na CPLP” e, desta forma, tem participado ativamente nas reuniões online com peritos nacionais de produção estatística da educação dos Estados Membros da CPLP, com o objetivo de ser apresentado um relatório final sobre“OEnsino Primário no EspaçoCPLP”. Mais informação sobre o PECE-CPLP. PLANOESTRATÉGICO DE COOPERAÇÃO EMEDUCAÇÃO DA CPLP (PECE-CPLP 2022-2026) REVITALIZAÇÃO DOENSINOTÉCNICO E DA FORMAÇÃOPROFISSIONAL DE ANGOLA (RETFOP) Info N.º 8 Outubro 2024

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==