Info DGEEC N.º 8

APRENDER PARA A SUSTENTABILIDADE NAEUROPA: DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E APOIAR OS PROFESSORES E AS ESCOLAS 26 Aceda à Publicação No mês em que se assinalou o Dia Mundial da Terra (22 de abril), a Rede Eurydice publicou um relatório que surge no âmbito de diversas medidas e iniciativas políticas lançadas a nível internacional e europeu. A UPRE publicou em setembro a versão portuguesa do relatório que procura ajudar no reconhecimento da urgência que a União Europeia (UE) tem para agir na proteção do ambiente e na garantia de um futuro sustentável para os seus cidadãos, procurando combater as alterações climáticas, lutar contra a perda de biodiversidade, a poluição e a escassez de recursos. Portugal, à semelhança de França, Espanha, Itália, Noruega e Suécia, revela ser um país com preocupações no que toca à sustentabilidade, tanto como um dos objetivos do sistema educativo em geral, como também do currículo nacional, em particular numa perspetiva de interdisciplinaridade. Em Portugal, a sustentabilidade faz parte do domínio de competência "bem-estar, saúde e ambiente", referida no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Portugal é um dos países, com França e Espanha, em que o ensino por projetos pode ser uma das metodologias utilizadas na oferta complementar "cidadania e desenvolvimento" , que mobiliza diferentes componentes curriculares e disciplinas para promover o desenvolvimento e o consumo sustentáveis, ajudando os alunos a compreender os problemas e a informá-los sobre as questões que afetam as sociedades e os subsistemas do planeta Terra. “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Paulo Freire Este relatório vem revelar, uma vez mais, o papel essencial que as escolas e os professores desempenham no desenvolvimento de competências nos processos de ensino e de aprendizagem, na preparação efetiva dos alunos para a transição ecológica e para o futuro sustentável. Embora Portugal não tenha orientações e regulação nacional no que que toca à formação inicial de professores, apresenta, no entanto, um quadro de formação contínua que sensibiliza para estas questões. A Sustentabilidade como área transversal nos sistemas educativos europeus (CITE 1, 24 e 34), 2022/2023 A Sustentabilidade como um objetivo/valor geral na educação A Sustentabilidade como um tema transversal ao currículo com instruções detalhadas sobre a sua inclusão A Sustentabilidade não é incluída no currículo de forma transversal Info N.º 8 Outubro 2024 Das 12 competências ecológicas que oGreenComp defende que os cidadãos tenham, 7 são analisadas nos sistemas educativos europeus neste relatório: valorizar a sustentabilidade, promover a natureza, pensamento sistémico, literacia do futuro, adaptabilidade, agência política e ação individual e coletiva. A maioria dos países incluem estas competências como referências nos seus currículos. Integração de temas relacionados com a sustentabilidade no currículo através da aprendizagem baseada em projetos Sem integração da aprendizagem baseada em projetos no currículo Integração da sustentabilidade na aprendizagem baseada em projetos (CITE 1, 24 e 34), 2022/2023 Outro aspeto não menos importante, é que Portugal tem vindo a promover a aprendizagem do uso da bicicleta.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==