Info DGEEC N.º 8

21% 11% 11% 10% 8% 7% 7% 5% 3% 3% 2% 2% 28% 11% 9% 11% 6% 6% 7% 6% 3% 2% 2% 1% 29% 7% 6% 8% 4% 3% 4% 4% 2% 2% 1% 1% Matemática Inglês Português Físico-Química Ciências Naturais Geografia História Língua Estrangeira II Educação Visual TIC Educação Física Cidadania e Desenvolvimento 7.º ano 8.º ano 9.º ano PRINCIPAIS RESULTADOS ESCOLARES POR DISCIPLINA–2.º E 3.º CICLOS 2011/2012 –2022/2023 A DGEEC apresentou a atualização das séries estatísticas sobre os resultados escolares nos 2.º e 3.º ciclos do ensino público básico geral. Estas publicações apresentam a evolução dos principais indicadores dos resultados escolares por disciplina, e analisam o desempenho escolar dos alunos nas escolas públicas de Portugal Continental entre os anos letivos de 2011/2012 e 2022/2023. O cálculo dos indicadores apresentados, foram realizados pela DGEEC a partir dos dados reportados pelas escolas públicas, de Portugal Continental, aos sistemas de informação do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). Aceda à Publicação Sobre o 3.º Ciclo 24 Info N.º 8 Outubro 2024 Aceda à Publicação sobre o 2.º Ciclo Tanto no 2.º como no 3.º ciclos de ensino básico (CEB), as classificações finais negativas a Português e Matemática decresceram ao longo da série para todos os anos de escolaridade, sendo a disciplina de Matemática do 9.º ano aquela cuja percentagem de alunos com classificação final negativa menos decresceu ao longo da série analisada (menos 3 pontos percentuais). Principais resultados 16% 17% 15% 11% 10% 6% 6% 5% 3% 4% 5% 6% 32% 40% 37% 36% 38% 34% 35% 30% 22% 21% 23% 29% 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 Português Matemática Alunos do 9.º ano com classificação final negativa (%), por disciplina (Português/Matemática) 2011/2012 a 2022/2023 Educação Física, Tecnologias de informação e Comunicação (TIC), Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual são as disciplinas que têmmenor percentagem de negativas em ambos os ciclos. A Matemática continua a ser a disciplina com maior número de negativas, e no 8.º e 9.º ano mais de ¼ dos alunos não conseguiu obter classificação final positiva. 11% 7% 6% 6% 4% 2% 2% 2% 2% 1% 1% 12% 7% 5% 5% 4% 2% 2% 2% 2% 1% 1% Matemática Inglês Português História e Geografia de Portugal Ciências Naturais Educação Tecnológica Educação Musical Educação Visual TIC Cidadania e Desenvolvimento Educação Física 5.º ano 6.º ano Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento e TICsão as disciplinas em que uma maior percentagem de alunos obteve a classificação final mais elevada (4 e 5 valores), em ambos os ciclos de estudos. Educação Física 2.º CEB 72% a 73% 3.º CEB 69% a 75% TIC 2.º CEB 68% a 72% 3.º CEB 64% a 70% Cidadania e desenvolvimento 2.º CEB 72% a 75% 3.º CEB 68% a 75% Disciplinas com classificação final mais elevada (4 ou 5), 2022/2023 Alunos com classificação final negativa (%), por disciplina e ano de escolaridade 2011/2012 a 2022/2023 2.º CEB 3.º CEB

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==