75 Anos Estatísticas Educação Portugal

6 Fig. 1 – Alunos matriculados/inscritos por nível de educação e ensino e ano letivo Entre o primeiro ano letivo da série (1944/45) e o último (2020/21), o número total de crianças e de alunos matriculados/inscritos apresenta uma taxa de crescimento de 202,4% (de 657 368 para 1 987 674 inscritos), sendo que o ano letivo com maior número de inscritos é o de 2008/09, com 2 435 665. O Volume II engloba a distribuição percentual de educadores de infância e docentes (na educação pré-escolar, nos ensinos básico e secundário, no ensino pós-secundário não superior e no ensino superior); a proporção de mulheres educadores de infância e de mulheres docentes nos níveis de educação e de ensino; o índice de envelhecimento dos educadores de infância e dos docentes; a relação criança/educador de infância e a relação aluno/docente; os dados globais de docentes e o número dos estabelecimentos de ensino. Entre o ano letivo de 1956/57 e o final da série (2020/21), o número total de educadores de infância e de docentes dos ensinos básico e secundário apresenta uma taxa de crescimento de 379,9% (de 31 286 para 150 127), sendo que o ano letivo com o valor mais elevado é o de 2004/05, com 185 157 educadores e docentes. A série de docentes do ensino superior disponibilizada neste volume, entre 2001/02 e 2020/21, é muito estável, com uma taxa de variação de 2,1%. O Volume III engloba a taxa de pré-escolarização e a taxa de escolarização (nos ensinos básico, secundário e ensino superior); a taxa bruta de pré-escolarização e de escolarização (nos ensinos básico, secundário e ensino superior); a taxa de escolarização por idade (na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, ensino pós-secundário não superior, ensino médio/normal e ensino superior); a proporção de mulheres 1944/45 657 368 2008/09 2 435 665 2020/21 1 987 674 1956/57 31 286 2004/05 185 157 2020/21 150 127

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==