75 Anos Estatísticas Educação Portugal

7 A taxa de transição/conclusão no ensino secundário, no período de 1995/96 a 2020/21 (início e fim da série), segue a tendência crescente e varia, para o total, entre 66,9% e 91,7%, apresentando o valor mínimo (60,6%) no ano letivo de 2000/01 e o valor máximo em 2020/21. O ensino público segue a mesma tendência na taxa de transição/conclusão no ensino secundário, variando, para o mesmo período, entre 66,4% e 91,1%, sendo que o valor mínimo é observado no ano letivo de 2000/01 (59,9%) e o valor máximo em 2020/21. No ensino privado, a taxa de transição/conclusão no ensino secundário apresenta o valor mínimo de 67,6% em 2000/01, mas o valor máximo (93,9%) é registado em 2019/20. Fig. 6 - Taxa de transição/conclusão no ensino secundário por natureza do estabelecimento de ensino e ano letivo Diplomados no ensino pós-secundário não superior No início da série, em 2002/03, registam-se 423 diplomados no ensino pós-secundário não superior, dos quais 36,6% em estabelecimentos de ensino privado e 63,4% em estabelecimentos de ensino público. De 2002/03 a 2013/14, verifica-se um aumento no número de diplomados traduzido numa taxa de crescimento de 1 528,4%. Esse aumento é particularmente expressivo nos diplomados em estabelecimentos de ensino público, cujo peso, passa de 36,6% em 2002/03 para 86,8% em 2013/14. A diminuição no número de diplomados, a partir de 2014/15, decorre da cessação do funcionamento do ensino pós-secundário não superior em estabelecimentos de ensino superior. Fig.7 - Diplomados no ensino pós-secundário por ano letivo e natureza do estabelecimento de ensino 50 75 100 1995/96 1996/97 1997/98 1998/99 1999/00 2000/01 2001/02 2002/03 2003/04 2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 % Público Privado Total 0

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==