75 Anos Estatísticas Educação Portugal

6 Taxa de transição/conclusão A taxa de transição/conclusão no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e secundário tem evoluído positivamente desde 1995/96 a 2020/21. Esta tendência pode ser motivada pelo facto do processo de ensino e aprendizagem estar mais centrado no aluno e haver maior apoio e preocupação com a recuperação de aprendizagens. Contudo, verifica-se que, quanto mais elevado é o nível de ensino/ciclo de estudos, menor é a taxa de transição/conclusão. Neste período, verificam-se aumentos de: 8,3 pontos percentuais no 1.º ciclo (89,6% para 97,9%); 10 pontos percentuais no 2.º ciclo (86,7% para 96,7%); 14,1 pontos percentuais no 3.º ciclo (81,6% para 95,7%) e 24,8 pontos percentuais no secundário (66,9% para 91,7%). O aumento mais significativo da taxa de transição/conclusão regista-se no ensino secundário, tendo atingido o valor máximo da série (91,7%) em 2020/21. Fig.4 - Taxa de transição/conclusão no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e secundário por ano letivo Desde o início da série, em 1995/96, até ao ano letivo de 2020/21, a taxa de transição/conclusão no ensino básico aumenta para o total, para o público e para o privado. A taxa de transição/conclusão neste nível de ensino é mais elevada no ensino privado. Em 1995/96, início da série, a taxa de transição/conclusão no total é de 86,2%, no ensino público é de 85,6% e, no ensino privado, é de 92,9%. No final da série, em 2020/21, a taxa de transição/conclusão no total é de 96,9%, no ensino público é de 96,5% e, no ensino privado, é de 99,2%. Fig. 5 - Taxa de transição/conclusão no ensino básico por natureza do estabelecimento de ensino e ano letivo 50 75 100 1995/96 1996/97 1997/98 1998/99 1999/00 2000/01 2001/02 2002/03 2003/04 2004/05 2005/06 2006/07 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 % Público Privado Total 0

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