5 Fig.2 - Duração média da pré-escolarização por ano letivo Proporção de mulheres inscritas No início da série, em 1944/45, os alunos matriculados/inscritos no ensino secundário e no ensino superior são, principalmente, do sexo masculino, mas a tendência inverte-se e, a partir da década de 90, a predominância passa a ser claramente das mulheres, sobretudo no ensino superior. No final da série, em 2020/21, a proporção de crianças do sexo feminino na educação pré-escolar é de 48,5%, a de alunas matriculadas no ensino básico é de 48,6%, no ensino secundário de 49,8% e, no ensino superior, de 53,6%. No ensino superior, o ponto máximo verifica-se em 1987/88 com o valor de 67,4%. Esta situação decorre da reconversão e integração do ensino médio/normal no ensino superior, processo gradual iniciado em 1962/63 e terminado em 1988/89, em que a frequência e inscrição em vários dos estabelecimentos de ensino era exclusiva para alunos do sexo feminino (por exemplo, nos Institutos de Serviço Social). Fig.3 - Proporção de mulheres por nível de educação e ensino e ano letivo 0 20 40 60 80 1944/45 1948/49 1952/53 1956/57 1960/61 1964/65 1968/69 1972/73 1976/77 1980/81 1984/85 1988/89 1992/93 1996/97 2000/01 2004/05 2008/09 2012/13 2016/17 2020/21 % Educação pré-escolar Ensino básico Ensino secundário Ensino superior
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==