3 PREFÁCIO A publicação “75 anos de Estatísticas da Educação em Portugal” pretende constituir-se como um contributo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para dar a conhecer a evolução dos principais indicadores desta área e, ao mesmo tempo, sem ser exaustiva, apresentar alguns dos marcos, conjunturais ou estruturais, que terão influenciado o sistema de educação e formação ao longo dos tempos. Na génese desta publicação, para além da necessidade de melhor contribuirmos para o conhecimento, o acompanhamento e a monitorização desta realidade, esteve a pertinência de atualizar a série temporal - adicionando mais anos de análise -, e também de incluir pela primeira vez informação sobre o Ensino Superior. O trabalho começou a ser desenvolvido no início do século XXI, através de uma vasta pesquisa documental, com base em diferentes fontes e publicações estatísticas, na sua maioria ainda em papel, e cujo resultado foram as publicações “30 anos de Estatísticas da Educação” (em 2006) e “50 anos de Estatísticas da Educação” (em 2009). Para este trabalho muito contribuíram os técnicos da DGEEC, mas também todas as pessoas que integravam os organismos que a precederam, nomeadamente o Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo e o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. Uma palavra de especial apreço também às entidades que integram o Sistema Estatístico Nacional, nomeadamente o Instituto Nacional de Estatística que teve um papel igualmente determinante na recolha, produção e divulgação de parte dos dados que aparecem aqui compilados. Gostaríamos ainda de destacar o papel desta publicação enquanto singela homenagem da DGEEC a todos os que diariamente trabalham com os nossos alunos, em escolas e instituições de ensino superior, bem como a todos os que contribuem, de forma regular, para a recolha e produção das estatísticas oficiais, nomeadamente toda a comunidade educativa: diretores, professores, outros profissionais de educação, famílias e alunos. Esperemos assim que esta publicação, pela plenitude da informação que agrega, seja da maior utilidade para todos os utilizadores, que também poderão consultar as diversas publicações e sistemas de consulta existentes no site da DGEEC, de forma a obterem indicadores adicionais em matéria de estatísticas de educação pré-escolar, ensinos básico, secundário e superior. O caminho foi longo, mas está longe de estar terminado. Para além de futuras e regulares atualizações desta publicação, os novos desafios com que se enfrenta a produção de estatísticas, a modernização dos processos de recolha e das formas de disponibilização da informação é algo que está e vai continuar na agenda de todos. Mas esse facto nunca nos irá fazer esquecer a principal premissa que sempre nos regeu e continuará a reger: a qualidade das estatísticas oficiais que produzimos. Nuno Neto Rodrigues Filomena Oliveira Diretor-Geral Subdiretora-Geral
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