75 Anos Estatísticas Educação Portugal

8 NOTA METODOLÓGICA A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta a publicação “75 anos de Estatísticas da Educação em Portugal” referente ao sistema de educação e formação nos anos letivos de 1944/1945 a 2020/2021, organizada em três volumes. A informação estatística da publicação está afeta ao nível territorial de acordo com a Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) e conforme o Regulamento (UE) n.º 868/2014 da Comissão, de 8 de agosto de 2014. As séries estatísticas apresentadas por NUTS II referem-se às NUTS 2013 e têm início no ano letivo de 2001/2002 no ensino superior e, em 2000/2001, nos restantes níveis de ensino. O Volume II engloba os dados dos educadores de infância da educação pré-escolar e dos docentes dos ensinos básico, secundário e superior. Os docentes do ensino pós-secundário não superior, que lecionam em estabelecimentos de ensino secundário, estão incluídos nos valores dos docentes deste nível de ensino. Omesmo acontece com os docentes do ensino pós-secundário não superior, que lecionam em estabelecimentos de ensino superior, que estão incluídos nos valores dos docentes desse nível de ensino. A distribuição percentual de educadores de infância e docentes está organizada por Portugal e Continente, níveis de educação e de ensino e natureza do estabelecimento de ensino. A proporção de mulheres docentes é calculada para Portugal e Continente, diferenciando o ensino público do ensino privado e por níveis de ensino. O índice de envelhecimento dos docentes está calculado para o Continente, diferenciando o ensino público do ensino privado e por níveis de ensino. A percentagem de docentes contratados é relativa ao Continente, em estabelecimentos de ensino público e é organizada por níveis de ensino. A relação aluno/docente apresenta-se, por um lado, por níveis de ensino para Portugal e Continente, ensino público e ensino privado e, por outro lado, essa relação é apresentada por natureza do estabelecimento, NUTS I e II, nos diferentes níveis de ensino. Os dados globais de docentes apresentam o número de docentes por níveis de ensino para Portugal e Continente, ensino público e ensino privado e sexo. O apuramento das estatísticas está organizado em seis capítulos com dados dos docentes por níveis de educação e de ensino, para Portugal e Continente, natureza do estabelecimento e sexo. Em relação às estatísticas dos docentes do ensino superior, por fiabilidade e/ou de comparabilidade de valores, considera-se apenas a série de 2001/2002 a 2020/2021. Pelos mesmos motivos, não são apresentados dados estatísticos de docentes dos ensinos médio e normal. O último conjunto de dados diz respeito aos estabelecimentos de ensino, estruturado em educação pré-escolar, ensino básico (1.º ciclo), ensino básico (2.º ciclo), ensino básico (3.º ciclo), ensino secundário e ensino superior, Portugal e Continente, ensino público e ensino privado. A série estatística dos estabelecimentos de educação e de ensino reflete a diferente tipologia existente ao longo dos 75 anos desta publicação, tendo ocorrido, por esse motivo, diversas quebras na série apresentada. Refira-se, por exemplo, que as séries de estabelecimentos da educação pré-escolar e ensino básico (1.º ciclo) têm início no ano letivo de 1944/45 e que a série apresentada dos estabelecimentos do ensino básico (2.º ciclo), ensino básico (3.º ciclo) e ensino secundário contabiliza os respetivos valores, em conjunto, desde 1944/45 até 1964/65. A série de estabelecimentos do ensino superior só tem início no ano letivo de 1987/88.

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