75 Anos Estatísticas Educação Portugal

4 NOTA INTRODUTÓRIA O Volume II desta publicação apresenta os dados relativos à distribuição percentual de educadores de infância e docentes (na educação pré-escolar, ensinos básico e secundário, ensino pós-secundário não superior e ensino superior), à proporção de mulheres docentes nos níveis de educação e de ensino, ao índice de envelhecimento dos educadores de infância e dos docentes, à relação aluno/docente e aos dados globais de docentes, bem como os relativos aos estabelecimentos de educação e ensino. De um modo geral, a leitura dos dados observa as mudanças ocorridas ao longo da série estatística sobre os educadores de infância e os docentes dos vários níveis de ensino. Docentes O número de docentes aumenta significativamente desde a década de 50 até à primeira década dos anos 2000, facto enquadrado pelo aumento da escolaridade obrigatória (de quatro anos, para ambos os sexos, em 1960, até aos doze anos em 2009) e pelas flutuações nos valores da natalidade (redução do ritmo de crescimento populacional desde 1970 até à presente data, com exceção do ano de 1975, devido ao regresso dos portugueses das ex-colónias). Entre 2010 e 2015, a racionalização de recursos humanos na educação, com a redução de horários zero e o aumento do número de alunos por turma, reflete-se numa redução do número de docentes, sobretudo contratados, nos ensinos básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário. No ensino superior, a série tem início em 2001/02, apresentando diversas oscilações até 2020/21. O valor máximo de docentes é atingido em 2010/11 (38 064), tendo o valor mínimo sido registado em 2014/15 (32 346). Entre 2015/16 e o final da série, observa-se um aumento progressivo do número de docentes (de 32 580 para 36 473). Fig.1 – Docentes por nível de educação e ensino e ano letivo Proporção de mulheres docentes A elevada proporção de mulheres docentes domina o panorama da docência em todos os níveis de ensino, com exceção do ensino superior. Na educação pré-escolar, as mulheres ocupam a grande maioria dos lugares, sendo que, na última década, esse valor situa-se à volta dos 99%, quer nos estabelecimentos de ensino público, quer nos de ensino privado. No entanto, nos estabelecimentos de ensino privado, há um ligeiro aumento do número de homens na educação pré-escolar sendo que a maior diferença percentual ocorre em 2007/08. Nesse ano letivo, há 437 homens (5,9% 0 20 000 40 000 60 000 80 000 100 000 120 000 140 000 1956/57 1960/61 1964/65 1968/69 1972/73 1976/77 1980/81 1984/85 1988/89 1992/93 1996/97 2000/01 2004/05 2008/09 2012/13 2016/17 2020/21 N.º Educação pré-escolar Ensino básico - 1.º ciclo Ensinos básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário Ensino superior

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==