31 secundário e de ensino superior. A série de matriculados/inscritos inicia-se em 2002/03 e, no período entre 2002/03 e 2020/21, verifica-se um crescimento de 666,1% (de 638 para 4 888 inscritos). Note-se que o valor de alunos matriculados desce de 12 179 em 2014/15 para 6 299 em 2015/16 porque esse tipo de oferta de educação e formação cessa o seu funcionamento em estabelecimentos de ensino superior no ano letivo de 2015/16. O ensino médio/normal apresenta um valor inicial de 5 133 inscritos em 1944/45 e um final de 3 945 em 1988/89, o que representa um decréscimo de 23,1%. A reconversão e integração do ensino médio/normal no ensino superior é um processo gradual com início em 1962/63 e término em 1988/89. Os inscritos no ensino superior apresentam uma variação de 3 719,4% entre 1944/45 e 2020/21 (de 10 787 para 411 995 inscritos). Com a integração do ensino médio/normal neste nível de ensino, a par da regulação do estatuto e autonomia dos estabelecimentos de ensino superior politécnico em 1990, verifica-se um crescimento de 153,9% no número de inscritos de 1989/90 a 2002/03 (de 157 869 para 400 831). Em relação à natureza dos estabelecimentos de ensino básico, verifica-se em toda a série, de 1944/45 a 2020/21, a predominância de valores de alunos matriculados no ensino público. Em 1944/45, os alunos matriculados no ensino público representam 91,3% do total (579 017) enquanto os do ensino privado representam 8,7% (55 083). No final da série, em 2020/21 essa relação é semelhante; 87,4% (809 622) dos alunos estão matriculados no ensino público e 12,6% (116 420) estão no ensino privado. Os anos letivos de 2008/09 e de 2009/10 são os que apresentam uma proporção mais elevada de alunos matriculados no ensino privado face ao total, respetivamente de 14,7% (188 925) e de 14,8% (186 436). Fig. 5 - Alunos matriculados no ensino básico por natureza do estabelecimento e ano letivo No ensino secundário, a repartição dos alunos matriculados em estabelecimentos de ensino público ou de ensino privado assume uma proporção diferente da do ensino básico. Em 1944/45, estão matriculados 3 890 no ensino público e 2 485 no ensino privado, respetivamente 61% e 39% face ao total. Verifica-se uma proporção idêntica até 1968/69 (17 926 e 6 013 matriculados, respetivamente 74,9% no ensino público e 25,1% no ensino privado). A partir dessa altura, o número de matriculados em estabelecimentos de ensino público aumenta progressivamente até 1995/96 (416 309), valor máximo atingido nesta série, decorrente das alterações existentes no sistema de educação e formação para este nível de ensino, atrás referidas. Em relação ao número de matriculados em estabelecimentos de ensino privado, verifica-se também um aumento progressivo de 1987/88 até 2008/09 (de 18 667 para 120 346).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==