Capítulos da publicação | Temas Currículo Disciplinas Competências dos alunos I –Analisa a forma como a aprendizagem para a sustentabilidade está integrada nos currículos europeus. II –Analisa o modo como os professores e os diretores de escola estão a ser preparados para as questões da sustentabilidade e que apoios recebem para tal. III –Mostra a forma como as escolas exploram a sustentabilidade através da participação e da promoção de projetos, de atividades escolares e de práticas educativas. Na maioria dos países as abordagens à integração da sustentabilidade no currículo acontece, não só como um objetivo geral no sistema educativo, como um tema transversal e interdisciplinar. O tema está muitas vezes incluído nas disciplinas de ciências ou geografia, ou de educação para a cidadania. São quase nulos os países em que existe uma disciplina única e separada com esse tema. 7 das 12 competências ecológicas que o GreenCompdefende, são analisadas nos sistemas educativos europeus neste relatório: valorizar a sustentabilidade, promover a natureza, pensamento sistémico, literacia do futuro, adaptabilidade e agência política. Formação de professores Projetos educativos Práticas pedagógicas A formação inicial e contínua dos professores surge como emergente, ainda que apenas 17 sistemas educativos apresentem regulamentação para a existência de conteúdos no âmbito da formação inicial. Há uma preocupação crescente com a formação contínua, no fornecimento de materiais, condições, recursos e orientações no exercício da profissão. Relativamente às escolas, a maioria dos países revela ter apoio e orientações de nível superior para trabalhar a temática da sustentabilidade e aplicar boas práticas, seja através da existência de prémios ou selos, do fornecimento de recursos financeiros ou materiais, etc. As questões inovadoras de metodologia pedagógica de “learning by doing” e “learning outdoor”, defendidas na literatura e nos documentos de orientação, constituem práticas pedagógicas que começam a emergir no dia-a-dia dos alunos, dos professores e das escolas. APRENDER PARA A SUSTENTABILIDADE NAEUROPA: DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E APOIAR OS PROFESSORES E AS ESCOLAS 32 Aceda à Publicação Aceda aos Dados Abertos Ciente de que a educação é essencial para transformar a sociedade e consciente dos desafios ambientais que o mundo e a Europa enfrentam, a Rede Eurydice publicou este relatório com o intuito de ajudar no reconhecimento da urgência que a União Europeia (UE) tem para agir na proteção do ambiente e na garantia de um futuro sustentável para os seus cidadãos, procurando combater as alterações climáticas, lutar contra a perda de biodiversidade, a poluição e a escassez de recursos. Info N.º 7 Julho 2024 Em geral Portugal, à semelhança de França, Espanha, Itália, Noruega e Suécia, revela ser um país com preocupações no que toca à sustentabilidade, tanto como um dos objetivos do sistema educativo em geral, como também do currículo nacional, em particular através da sua característica de interdisciplinaridade. A publicação faz uma análise comparada entre os países europeus, no âmbito do quadro estratégico do Espaço Europeu de Educação, sobretudo com base no novo quadro europeu de competências em matéria de sustentabilidade – GreenComp, e nas recomendações deixadas aos Estados-Membros nesta matéria (ver Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem em prol da transição ecológica e do desenvolvimento sustentável). Em Portugal, a sustentabilidade é um tema transversal nos currículos dos vários níveis de escolaridade. É abordado em muitas disciplinas e trabalhado não só em áreas disciplinares, como em regime de oferta complementar, indo desde o estudo do meio, até às ciências, passando por cidadania e desenvolvimento, geografia, biologia ou físico-química. Em particular sobre Portugal ESTUDO DO MEIO CIÊNCIAS CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO GEOGRAFIA BIOLOGIA FÍSICO-QUÍMICA Embora não existam critérios específicos definidos na avaliação externa e interna no que respeita à sustentabilidade, em Portugal as práticas respeitadoras do ambiente nas instalações escolares, como a iluminação eficiente em termos energéticos e a redução de resíduos, devem ser consideradas nas avaliações, sempre que se revele pertinente. Em termos de infraestruturas, com ações indiretas que têm implicações futuras no ambiente e nos comportamentos dos cidadãos, Portugal tem vindo a promover a aprendizagem e o uso da bicicleta através do Projeto Desporto Escolar sobre Rodas; coloca a educação para a sustentabilidade no centro das atenções através do Prémio Gandhi para a educação para a cidadania; e dispõe do programa educativo Escola Azul que visa promover a literacia do oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas que contribuam para a sustentabilidade do oceano. A Sustentabilidade como área transversal nos sistemas educativos europeus (CITE 1, 24 e 34), 2022/23 A Sustentabilidade é um objetivo/valor geral na educação A Sustentabilidade é um tema transversal com instruções detalhadas de inclusão A Sustentabilidade não está incluída no currículo de uma forma transversal
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