30 Este relatório apresenta os principais resultados do estudo sobre as classificações finais obtidas nas diferentes disciplinas dos alunos dos cursos científico-humanísticos (CCH) do ensino secundário, nos anos letivos entre 2017/18 e 2022/23. A fonte dos dados utilizada foi, para os alunos das escolas públicas, os dados reportados pelas escolas através dos sistemas de informação do Ministério de Educação, Ciência e Inovação (MECI), e para os alunos das escolas privadas, na ausência desta informação nos mesmos sistemas de informação, a base de dados proveniente dos Exames Nacionais do Ensino Secundário (ENES), compilada pelo Júri Nacional de Exames (JNE). Aceda à Publicação Nos últimos seis anos letivos, a média total das classificações internas das escolas públicas analisadas situou-se em cerca de 15 valores. A moda das classificações foi 17 valores desde 2020/21. Ao longo da série analisada, as disciplinas anuais (disciplinas opcionais de 12.º ano, não sujeitas a exame), registaram classificações médias internas mais elevadas, que rondaram os 17 valores, as disciplinas bienais 14,5 valores e as trienais 14,9 valores. Info N.º 7 Julho 2024 ANÁLISE DAS CLASSIFICAÇÕES INTERNAS FINAIS (CIF) NOS CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS (CCH) 2017/18 –2022/23 Nos últimos seis anos letivos, a média total das classificações internas nas escolas privadas não ultrapassou os 17 valores. A moda das classificações foi de 19 valores desde 2020/21. As disciplinas anuais registaram as classificações médias mais elevadas, cerca de 18 valores na série analisada. As disciplinas trienais e bienais registaram cerca de 16 valores. Tanto nas escolas públicas como nas privadas as disciplinas com classificações internas mais elevadas continuam a ser em 2022/23 do grupo das trienais a disciplina de Educação Física, das disciplinas bienaisa língua estrangeira Inglês e das disciplinas anuaisa disciplina de Aplicações Informáticas B. Ensino Público Ensino Privado Média das classificações internas nas escolas públicas, por tipo de disciplina, 2017/18 –2022/23 14,1 14,1 14,4 14,9 14,9 14,9 13,8 13,9 14,3 14,5 14,5 14,5 16,8 16,8 16,9 17,1 16,9 16,8 14,5 14,5 14,8 15,1 15,0 15,0 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 Trienais Bienais Anuais Total Bienais –Inglês Público 15,3- Privado 17,2 Trienais - Ed. Física Público 16,8 - Privado18,2 Anuais –Aplicações Informáticas B Público 17,9–Privado 18,7 Média das classificações internas nas escolas privadas, por tipo de disciplina, 2017/18 –2022/23 15,8 15,8 16,1 16,6 16,7 16,7 15,6 15,8 16,0 16,1 16,4 16,4 18,1 18,2 18,4 18,5 18,4 18,3 16,3 16,4 16,6 16,8 17,0 16,9 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 Trienais Bienais Anuais Total Nas escolas privadas, existiram 11 disciplinas que tiveram sempre moda de 20 valores. Deste leque apenas a Geometria Descritiva A é bienal, sendo que Inglês, quer como disciplina anual, quer como bienal, também apresentou neste período moda de 20 valores. Disciplinas com moda de 20 valores nas escolas públicas e privadas, 2017/18 –2022/23 Analisando disciplinas com 100 ou mais alunos, observa-se que, ao longo dos seis anos letivos analisados, existem nas escolas públicas, três disciplinas (todas anuais) que tiveram sempre moda de 20 valores, nomeadamente Aplicações Informáticas B, Física e Química. Nos últimos quatro anos, surgiram três disciplinas – Espanhol e Inglês (anuais) e Geometria Descritiva A (bienal) - com moda de classificação interna de 20 valores.
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