RESULTADOS ESCOLARES: SUCESSO E EQUIDADE ENSINOBÁSICO E SECUNDÁRIO Aceda à Publicação 29 Info N.º 7 Julho 2024 Este relatório analisa os resultados dos indicadores da conclusão no tempo esperado e da equidade apresentados na edição de 2024 do portal InfoEscolas. A análise centra-se nas coortes de alunos que terminaram os respetivos ciclos ou níveis de ensino nos anos letivos 2017/18, 2018/19, 2019/20, 2020/21 e 2021/22. A conclusãode cada ciclo/nível de ensino no tempo esperado apresenta uma evolução positiva ao longo da série analisada. O 2.º ciclo do ensino básico é o que tem maior percentagem de alunos a concluírem no tempo esperado (96% em 2021/22). Conclusões no tempo esperado, por ciclo/nível de ensino, 2017/18 a 2021/22 Em termos regionais, o indicador de equidade não apresenta o mesmo padrão em todos os territórios e em cada ciclo/nível de ensino: • no 1.º ciclo, apresenta o valor máximo na região do Tâmega e Sousa, enquanto o valor mínimo é observado no Baixo Alentejo; • no 2.º ciclo os valores mais elevados foram nas regiões Ave, Cávado, Tâmega e Sousa e Médio Tejo, e o valor mínimo observado na Grande Lisboa; • no 3.º ciclo o valor máximo foi na região do Tâmega e Sousa, e os valores mais baixos em Terras de Trás-os-Montes, Grande Lisboa, Alto Alentejo e Algarve. • nos cursos científico-humanísticos o valor mais elevado foi no Ave, e os valores mais baixos no Baixo Alentejo e na Grande Lisboa; • nos cursos profissionais o resultado mais elevado foi observado na Região de Leiria, e o mais baixo no Algarve. Conclusões no tempo esperado dos alunos com ASE, por ciclo/nível de ensino (%) 2017/18 a 2021/22 Os alunos abrangidos pelo programa de Ação Social Escolar (ASE) têm uma conclusão em ciclo/nível de ensino no tempo esperado mais baixa, mas a diferença percentual face ao total dos alunos tende, de forma geral, a reduzir-se nos últimos anos, demonstrando uma tendência, muito importante na perspetiva da equidade, de uma cada vez maior aproximação dos valores dos alunos na conclusão no tempo esperado dos seus níveis/ciclos de ensino face ao total de alunos. 86% 88% 89% 91% 92% 91% 93% 95% 95% 96% 80% 81% 86% 90% 91% 60% 63% 70% 77% 80% 63% 62% 65% 70% 71% 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB CCH CP 77% 80% 82% 86% 87% 86% 88% 92% 93% 92% 70% 71% 78% 84% 85% 52% 55% 62% 69% 76% 60% 58% 62% 69% 70% 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB CCH CP Nota: CCH –Cursos Científico-Humanísticos; CP –Cursos Profissionais. Min Max -10 9 Max Min -13 14 Max Min 12 -8 -8 Max Min -5 -5 -5 8 Max Min -4 4 4 4 4 1.º CEB 3.º CEB 2.º CEB Ensino secundário CCH Ensino secundário CP Indicador de equidade por região e por ciclo/nível de ensino, 2022 -5
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