Os alunos do ensino básico, geral e/ou artístico especializado, que realizaram pelo menos uma das provas finais de 9.º ano na 1.º fase, foram 94 849. No total, estes alunos realizaram 188 859 provas(1.º fase). PROVAS FINAIS E EXAMES NACIONAIS | PRINCIPAIS INDICADORES 2023 Aceda à Publicação 28 Info N.º 7 Julho 2024 A percentagem global de percursos diretos de sucesso entre os alunos do 3.º CEB foi de 34% em 2021/22. Os distritos com maior proporção de alunos com percursos diretos de sucesso foram Braga e Viana do Castelo, com percentagens superiores a 40%. Relatório que divulga os resultados dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico (CEB) nas provas finais de 9.º ano e dos alunos dos cursos científicohumanísticos (CCH) do ensino secundário nos exames nacionais, realizados em 2023. O cálculo dos diversos indicadores apresentados foi realizado pela DGEEC a partir das bases de dados da 1.ª fase do Júri Nacional de Exames (JNE) e dos dados reportados pelas escolas de Portugal Continental ao sistema de informação do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). A informação estatística com desagregação por escola, agrupamento de escolas, município, distrito e região (NUTS) está disponível no portal InfoEscolas. Os alunos dos cursos científico-humanísticos (CCH) que realizaram, na 1.º fase, pelo menos um exame nacional, foram 110 335. No total, estes alunos realizaram 150 410 exames (1.º fase), o que representa um número médio de 1,4 exames por aluno. As classificações médias na maioria das disciplinas variaram entre os 11 e os 12 valores (numa escala de 0 a 20). Nas disciplinas de Inglês, Português e Economia A as classificações médias foram mais elevadas, atingindo classificações entre os cerca de 13 e 14 valores. Classificação média nacional (escala 0-20 valores) nos exames nacionais, por disciplina, 2023 Exames nacionais - Ensino Secundário - CCH Provas finais –3.º Ciclo do Ensino Básico Classificação média nacional (escala 1-5) nas provas do 3.º ciclo, 2016 –2023 3,0 3,0 3,4 3,1 2,9 3,1 2,6 2,9 2,6 3,0 2,5 2,5 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 Português Matemática 13,8 13,2 12,7 12,4 11,9 11,7 11,5 11,2 11,1 11,0 9,9 Inglês Português Economia A Matemática aplicada às C.S Biologia e Geologia História A Matemática A Física e Química A Filosofia Geografia A Geometria Descritiva A As raparigasobtiveram classificações médias superiores nas disciplinas de Inglês, Português, Matemática A e Filosofia e o desempenho dos rapazesfoi superior sobretudo em Economia A, História A, Geografia A e Geometria Descritiva A. Os alunos que não beneficiam de ASE obtiveram resultados mais elevados em todas as disciplinas, com diferenças superiores a 1 valor, em relação aos alunos do escalão A, nas disciplinas de Inglês, Biologia e Geologia, Física e Química A, Matemática A e Geometria Descritiva A. Inglês Português Matemática A Filosofia Economia A História A Geografia A Geometria Descritiva A A disciplina de Português, alcançou uma classificação média de 3,1, numa escala entre 1 a 5, um resultado mais elevado face ao verificado na prova de Matemática, que alcançou uma classificação média de 2,5. Nas disciplinas de Matemática e de Português obtiveram uma classificação positiva, respetivamente, 42% e 78% dos alunos. Na disciplina de Português, as raparigas obtiveram classificações médias superiores às dos rapazes, enquanto na disciplina de Matemática não existe diferença entre rapazes e raparigas. Por Ação Social Escolar (ASE), de uma forma geral, as diferenças nas classificações médias são maiores entre os alunos com escalão A e os alunos não beneficiários, tendo estes últimos obtido classificações médias mais elevadas. 73% 83% 7,3 em 10 homens 8,3 em 10 mulheres % de positivas nas provas de 3.º ciclo PORTUGUÊS, 2023 43% 42% 4,3 em 10 homens 4,2 em 10 mulheres % de positivas nas provas de 3.º ciclo MATEMÁTICA, 2023 *Nos anos 2020 e 2021 não existiram provas finais de 9.º ano. * *
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