Idade no ano de ingresso Escalão de Ação Social Escolar Região (NUTS II e III) SITUAÇÃO4 ANOS APÓS O ANO DE INGRESSO DOS ALUNOS NO1.º CICLO DOENSINOBÁSICO 2021/22 Publicação que analisa a situação, no final do ano letivo de 2021/22, dos alunos que ingressaram pela primeira vez no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em 2018/19. Apresenta ainda, para alguns indicadores, a série temporal entre 2014/15 e 2021/22. Aceda à Publicação 27 Info N.º 7 Julho 2024 Conclusão no tempo esperado - 4 anos após o ingresso 81% 81% 84% 86% 88% 89% 91% 92% 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 91% 92% 9,1 em 10 rapazes 9,2 em 10 raparigas Sexo 95% 93% 90% 87% 89% CIM Alto Minho 97% 93% 86% 81% 92% Não Beneficia Beneficia (Total) Beneficia (Escalão A) Beneficia (Escalão B) Ataxa de conclusão do 1.º CEB no tempo esperado, ou seja, quatro anos após o ingressoaumentou nos últimos 8 anos, passando de 81% em 2014/15 para92% em 2021/22, o que representaum acréscimo de 11 pontos percentuais (p.p.). Nas várias dimensões analisadas verifica-se que, em 2021/22: • Independentemente da natureza do estabelecimento, mais de 9 em cada 10 alunos terminam o 1.º CEB no tempo esperado; • A idade modal de ingresso no 1.º CEB é de 6 anos, onde a taxa de conclusão atinge 92%; • Não existem diferenças significativas em termos de sexo (92% nas raparigas face a 91% nos rapazes); • Não existem diferenças significativas entre os beneficiários do escalão B da Ação Social Escolar (ASE) e os não beneficiários, 92% e 93%, respetivamente; • A taxa de conclusão no tempo esperado foi mais elevada nos alunos que frequentaram estabelecimentos de ensino do Norte (95%), sobretudo em municípios abrangidos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho (97%). Infografia Estatística: Norte Centro AM Lisboa Alentejo Algarve 87% 5 anos 7 anos 88% 92% 6 anos
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