Info DGEEC N.º 7

TRANSIÇÃO ENTRE OENSINOSECUNDÁRIO(2021/22) E OENSINOSUPERIOR(2022/23) 16 Info N.º 7 Julho 2024 Aceda à Publicação A publicação Transição entre o ensino secundário (2021/22) e o ensino superior (2022/23) tem como objetivo apresentar os principais resultados da análise do percurso dos jovens que concluíram o ensino secundário no ano letivo de 2021/22, em Cursos Científico-Humanísticos (CCH), Cursos Profissionais (CP), Cursos com Planos Próprios (CPP) e Cursos Artísticos Especializados (CAE), em Portugal Continental, no ano letivo subsequente (2022/23). Na generalidade, verificou-se que 85% dos alunos que prosseguiram estudos numa Instituição de Ensino Superior (IES) concluíram o ensino secundário em CCH, 13% em CP e 3% noutros cursos (CPP ou CAE). Dos alunos que concluíram o secundário em CCH, a sua maioria encontrava-se a estudar em cursos conferentes de grau superior (73%) e 2% em CTeSP. Já nos alunos que concluíram CP, a taxa de transição para cursos conferentes de grau situou-se em 11% e em 12% para CTeSP. Outros cursos (CPP e CAE) apresentaram taxas de 63% para cursos conferentes de grau e uma taxa de transição para CTeSP de 5%. . De entre os alunos que concluíram CCHforam alunos provenientes das áreas de Ciências e Tecnologias e de Ciências Socioeconómicas onde o prosseguimento de estudos em IES foi superior (81% e 80%, respetivamente), seguidas das áreas de Artes Visuais (65%), Línguas e Humanidades (59%) e Planos de Estudos Estrangeiros (31%). 85% 13% 3% CCH CP Outros 63% 11% 73% 5% 12% 2% 32% 78% 25% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Outros CP CCH Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos TeSP Não encontrado a estudar em IES Situação após 1 ano dos alunos que concluíram o secundário em 2021/22, por tipo de oferta de educação e formação (%) 31% 59% 65% 81% 80% 0% 2% 2% 2% 2% 69% 39% 33% 17% 18% 0% 20% 40% 60% 80% 100% P. E. Estrangeiros Línguas e Humanidades Artes Visuais Ciências e Tecnologias C. Socioeconómicas Estuda numa IES para grau superior Estuda numa IES em cursos TeSP Não encontrado a estudar em IES Em termos geográficos, foram os distritos da Guardae de Bragançaque viram os seus alunos de CCHprosseguirem estudos em IES em maior proporção (83%; destes estavam inscritos em cursos conferentes de grau 81% e 76%, respetivamente). No caso dos alunos que concluíram o secundário em CPfoi Bragançaque apresentou um valor mais elevado (39%, sendo que destes, 29% correspondiam a inscritos em CTeSP). São fontes de dados deste estudo as Estatísticas da Educação e o Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES). Os resultados são apresentados sob a forma de taxas de transição para o ensino superior, associadas aos diferentes grupos de alunos, desagregadas por oferta e área do curso frequentado no ensino secundário, localização da escola de origem (Distrito/Concelho) e tipo de situação no ano letivo subsequente (em curso conferente de grau; CTeSP - Curso Técnico Superior Profissional; Não encontrado a estudar). Alunos que concluíram o secundário em 2021/22 e que prosseguiram estudos numa IES, após 1 ano, por tipo de oferta de educação e formação (%) Situação após 1 ano dos alunos que concluíram o secundário em CCH em 2021/22, por curso (%),

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