Info DGEEC N.º 6

8,9% 11,9% 17,3% 17,4% 20,1% 20,8% 22,8% 26,7% 27,8% 29,4% 29,8% 33,2% 33,3% 33,8% 34,0% 34,7% 35,5% 35,5% 36,3% 36,5% 42,1% 43,6% 45,0% 49,2% 54,9% 57,8% 82,5% 83,8% 0% 20% 40% 60% 80% 100% 3.1#EstudoEmCasa Apoia 6.6.«O Quarto Período»/Mochila Cultural 7.1.Ratreios Visuais e Auditivos 2.1.Gestão de Ciclo 2.3.Turmas Dinâmicas 2.5.Avançar Recuperando 5.1.Aferir, Diagnosticar e Intervir 6.7.Desporto Escolar - Comunidades 5.2.Capacitar para Avaliar 2.6.Aprender Integrando 6.5.Português em Imersão 2.4.Constituição Equipas Educativas 1.3.Diário de Escritas 3.4.Recup. com Artes e Humanidades 6.8.Desporto Escolar sobre Rodas 3.5.Recuperar Incluindo 1.2.Ler - Conhecer, Aprender e Ensinar 4.1.Família mais perto 6.2.Programa para Comp. Sociais e Emocionais 2.2.Começar um Ciclo 3.7.OPE - Inclui 3.2.Recuperar com Matemática 3.3.Recuperar Experimentando 3.6.Voz dos Alunos 6.4.Inclusão mais Apoiada 6.1.Apoio Tutorial Específico 1.1.Escola a Ler 6.3.Planos de Desenv. Pessoal, Social e Comunit. Ações específicas adotadas pelos AE/EnA (%) MONITORIZAÇÃO DO PLANO 23|24 ESCOLA + (dados preliminares) 9 Info N.º 6 Abril 2024 Aceda à Publicação O Plano 23|24 Escola+ (reedição do Plano 21|23 Escola+), têm em vista consolidar a recuperação das aprendizagens e beneficia, na sua conceção, do conhecimento, da experiência e das aprendizagens adquiridas com a implementação do plano inicial, tanto ao nível do diagnóstico de partida e da identificação das ações, como ao nível da sua implementação e monitorização. As 5 ações específicas consideradas prioritárias são ‘Escola a ler’ (75%), os ‘Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário’ (65%) (ambas também no top das mais adotadas) ‘Turmas dinâmicas’ (55%), ‘Recuperar com matemática’ (50%) e ‘Apoio tutorial específico’ (45%) –este último também com elevada % de adoção. No Plano 23|24 Escola+, encontram-se abrangidos 946 275 alunos/crianças desde a educação préescolar até ao ensino secundário, o que representa aproximadamente 84% do total de alunos/crianças matriculados/inscritos. Em termos de recursos humanos, estão envolvidos 36 851 professores e 2 489 técnicos especializados, entre psicólogos, terapeutas da fala, educadores sociais, entre outros). As ações específicas adotadas por mais de 50% dos AE/Ena são os ‘Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário’ (84%), ‘Escola a ler’ (83%), ‘Apoio Tutorial Específico’ (58%) e ‘Inclusão mais apoiada’ (55%). Para a monitorização deste Plano, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/EnA) da rede pública do Ministério da Educação, responderam a um questionário sobre quais as ações específicas adotadas; aquelas que consideram prioritárias; as principais competências a trabalhar no desenvolvimento de cada uma das ações específicas adotadas; o número de alunos envolvidos, por ano de escolaridade, em cada uma das ações específicas e no total; informação sobre o número de docentes e técnicos especializados afetos ao Plano 23|24 Escola+, e total de horas atribuídas para a concretização do mesmo. As competências mais trabalhadas nas ações específicas adotadas pelos AE/EnA foram as socioemocionais (51%), seguidas das competências em leitura (42%). TOP 4

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