Info DGEEC N.º 6

Aceda à Publicação 28 Info N.º 6 Abril 2024 HÁBITOS DESPORTIVOS DA POPULAÇÃO ESCOLAR PORTUGUESA 2021/22 Alunos por prática de desporto escolar e sexo (%) Os rapazes são os que mais frequentam atividades físicas realizadas fora da componente letiva, quer na escola através da prática de desporto escolar, quer do desporto extraescolar com professor ou treinador. Publicação que teve como intuito apresentar o estado da arte sobre os hábitos desportivos dos alunos dos ensinos básico e secundário que frequentaram, no ano letivo de 2021/22, escolas públicas e privadas de Portugal continental. Tratam-se dos resultados da 2.ª recolha de dados sobre os hábitos desportivos (a 1.ª recolha ocorreu durante o ano letivo de 2016/17), que integra informação sobre: a caracterização dos alunos, a prática de educação física na escola, a prática de desporto escolar e de desporto extraescolar, o envolvimento da família e dos pares na prática desportiva, a prática de atividade física espontânea, o sedentarismo e a perceção do impacto da pandemia COVID-19 nas atividades físicas e práticas desportivas. Alunos por prática de desporto extraescolar com treinador ou professor e sexo(%) Alunos que sabem nadar e alunos que sabem andar de bicicleta, por sexo (%) Perceção dos alunos sobre o impacto da pandemia nas suas atividades físicas e práticas desportivas (%) 0,6% 0,8% 10% 27% 29% 33% Provocou o abandono temporário das atividades Ficou com mais tempo e vontade para praticar atividades fisicas Provocou o abandono definitivo dessas atividades e práticas Não afetou significativamente Redução drástica das atividades ao longo de vários meses Mantutenção das atividades, mas obrigou a adaptações/restrições nas atividades e nas práticas 26% 74% 17% 83% Em relação a competências físico-motoras básicas e essenciais, os resultados revelam que a maioria dos alunos indicou saber nadar e andar de bicicleta (81% e 86% respetivamente). Oimpacto da pandemianas atividades físicas e práticas desportivas foi notório, com cerca de 33% dos alunos a conseguir manter essas atividades, mas com adaptações e restrições, outros 29% dos alunos a referir uma redução drástica das atividades ao longo de vários meses e ainda cerca de pouco menos de 27% dos alunos a afirmar que a pandemia não afetou significativamente estas atividades. Por último, cerca de 10% dos alunos afirmam ter abandonado definitivamente estas práticas. Apesar da maioria dos alunos participarem em atividades físicas através da frequência de aulas de educação física na escola, ou através de atividades físicas espontâneas, existem ainda comportamentos de sedentarismopreocupantes, que são evidenciados pelas percentagens de alunos que passam muitas horas diárias deitados ou sentados em atividades de estudo e/ou em atividades recreativas ou de lazer durante a semana, aumentando estes valores durante o fim de semana. 64% 58% 64% 49% 21% 24% 21% 28% 9% 11% 9% 13% 7% 8% 6% 10% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Semanais Fim de semana Semanais Fim de semana Atividades Escolares Atividades recreativas ≤ 2 horas > 2 horas a 4 horas > 4 horas a 6 horas > 6 horas 58% 42% 43% 57% 83% 81% 89% 85% 17% 19% 11% 15% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Homens Mulheres Homens Mulheres Nadar Andar de bicicleta Alunos por número de horas diárias de dedicação (semanal e/ou ao fim de semana) a atividades escolares e a atividades recreativas ou de lazer (%) Não Sim Não Sim

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