A publicação tem por base os resultados do Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Administração Pública Central, Regional e nas Câmaras Municipais - IUTICAP e IUTICCM 2022. 26 Info N.º 6 Abril 2024 Aceda à Publicação IUTIC 2022 –COMPUTAÇÃO EM NUVEM (CLOUD COMPUTING) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Organismos da AP por aquisição de serviços de computação em nuvem (cloud computing) (%) Organismos da AP que adquiriram serviços de computação em nuvem (cloud computing), por utilização de serviços de centros de dados fornecidos por outros organismos(%) O tipo de serviço de computação em nuvem mais contratado foi o SaaS (Software as a Service). Destacam-se as Câmaras Municipais e a Administração Pública Central, com 83% e 82%, respetivamente, seguindo-se os Organismos da R.A. dos Açores com 77% e da R.A. da Madeira com 70%. Para a aquisição de serviços de computação em nuvem, os Organismos da Administração Pública utilizaram maioritariamente servidores partilhados com prestadores de serviços. Os indicadores de Computação em Nuvem incluem a aquisição e utilização de sistemas/redes de servidores remotos alojados na Internet, com o intuito de gerir e processar dados. São incluídos ainda serviços de tecnologias de informação e comunicação (TIC) usados na Internet para aceder a software, capacidade de armazenamento e poder de computação, nomeadamente: • Aquisição de serviços e sua tipologia (SaaS, correio eletrónico, arquivo de banco de dados, softwarede escritório, entre outros); • Tipo de servidores utilizados (servidores partilhados ou exclusivamente reservados); • Utilização e disponibilização de serviços de centro de dados; • Limites e benefícios dos serviços de Computação em Nuvem. Os principais benefícios gerados pela aquisição de serviços de computação em nuvem foram: •para a Administração Central e as Câmaras Municipais a flexibilidade de adaptação da capacidade dos servidores às necessidades (39% e 28%, respetivamente); •para a R.A. dos Açores a implementação fácil e rápida das soluções, a melhoria do serviço prestado e as vantagens em termos de segurança (ambos com 77%); •para a R.A. Madeira a melhoria do serviço prestado (50%). 45% 23% 17% 52% 55% 77% 83% 48% 0% 20% 40% 60% 80% 100% AP Central AP Regional - Açores AP Regional - Madeira Câmaras Municipais 37% 69% 30% 33% 63% 31% 70% 67% 0% 20% 40% 60% 80% 100% AP Central AP Regional - Açores AP Regional - Madeira Câmaras Municipais Utilizaram Não utilizaram
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