35% 21% 16% 23% 65% 79% 84% 77% 0% 20% 40% 60% 80% 100% AP Central AP Regional - Açores AP Regional - Madeira Câmaras Municipais Utilizaram Não utilizaram 94% 95% 88% 100% 6% 5% 12% 0% 0% 20% 40% 60% 80% 100% AP Central AP Regional - Açores AP Regional - Madeira Câmaras Municipais Disponibilizaram Não disponibilizaram A publicação tem por base os resultados do Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Administração Pública Central, Regional e nas Câmaras Municipais - IUTICAP e IUTICCM 2022. 23 Info N.º 6 Abril 2024 Aceda à Publicação IUTIC 2022 –TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (AP) Organismos da AP que disponibilizaram meios ou serviços de Identificação Eletrónica (%) Organismos da AP que utilizaram a Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública (IAP) (%) Praticamente todos os Organismos da Administração Pública indicaram ter disponibilizado meios ou serviços de identificação eletrónica. A aceitação de documentos eletrónicos e a utilização de certificados digitais, foram as funcionalidades mais frequentes, disponibilizadas por mais de 90% das Câmaras Municipais e mais de 80% da Administração Pública Central e Regional. Destaca-se o acesso através de Chave Móvel Digital, que foi disponibilizado por 79% dos Organismos da R.A. dos Açores, por 72% das Câmaras Municipais, por 62% dos Organismos da R.A da Madeira e 55% dos da Administração Central. 43% 45% 17% 52% 57% 55% 83% 48% 0% 20% 40% 60% 80% 100% AP Central AP Regional - Açores AP Regional - Madeira Câmaras Municipais Disponibilizaram Não disponibilizaram Organismos da AP que disponibilizaram formas de trabalho móveis e/ou a partir de casa (%) Os indicadores de Transformação Digital incluem serviços e diversas soluções tecnológicas que permitem garantir a integração e interoperabilidade entre sistemas, promover a difusão de informação, de forma livre e transparente e a partilha de recursos, nomeadamente: • Integração e interoperabilidade (Plataforma de interoperabilidade da Administração Pública (IAP), aplicação do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID), gestão documental, entre outros); • Inovação e competitividade (Assinatura por certificados digitais, chave móvel digital, processos de atendimento não presenciais, entre outros); • Partilha de recursos (redes comuns de comunicações, licenciamento de software, soluções de código aberto partilhadas); • Tecnologias digitais (Govroam, tecnologias de Bring Your Own Device (BYOD) e Desktop as a Service (DaaS), entre outras).
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