• Menos de 30% dos pais dos diplomados têm formação superior, e a maior parte dos pais tem apenas o ensino secundário inferior ou menos; • Existe uma associação positiva entre a saúdeauto-reportada dos diplomados e o seu nível de educação; • Um nível de educação mais elevado proporciona melhores resultados no mercado de trabalho em termos de salários e emprego; • Os diplomados da coorte de 2016 demonstram melhores resultados no mercado de trabalho em termos de empregoe estabilidade no emprego, em comparação com os diplomados da coorte mais recente. O saláriomédio mensal dos diplomados da coorte de 2016 é superior ao da coorte de 2020. Os salários aumentam significativamente com o nível de estudos, sendo mais elevados para os mestres, seguidos pelos licenciados e por fim pelos diplomados dos programas de ensino superior de ciclo curto; • Os ciclos de estudos das áreasde Ciências Empresariais, Administração e Direito; TICs e Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção; e Saúde estão associados a níveis mais elevados de empregabilidade, de salários e de satisfação profissional, contratos mais estáveis e a maior probabilidade de alinhamento entre o emprego e a educação; • Os diplomados do género masculinotêm melhores resultados no mercado de trabalho face aos seus pares do género feminino, nomeadamente ao reportar um nível de empregabilidade mais elevado, contratos mais estáveis, níveis mais elevados de satisfação profissional e um nível mais elevado de alinhamento entre o emprego e a educação; 13 Aceda ao Relatório Aceda a informação sobre o Eurograduate EUROGRADUATE2022 Info N.º 6 Abril 2024 O relatório ‘Eurograduate 2022’, para além dos resultados da segunda fase do inquérito piloto europeu aos diplomados do ensino superior, inclui ainda recomendações para iniciativas futuras, sublinhando a importância de um acompanhamento contínuo e sólido dos diplomados, alinhado com os quadros legais e com uma monitorização abrangente do fenómeno da empregabilidade. • A formação ao nível do mestradoestá correlacionada com maior experiência internacional. Em contrapartida, a experiência internacional dos diplomados do ensino superior de licenciatura e, sobretudo, de ciclo curto, é significativamente inferior. A mais recente coorte de diplomados de 2020 tem menos experiência internacional em comparação com a coorte de 2016. Verifica-se, também, que existe uma associação positiva entre a experiência internacional adquirida no âmbito da sua formação no ensino superior e os salários; Principais resultados: Os principais objetivos do inquérito eram recolher dados relativos às trajetórias dos diplomados no mercado de trabalho, as suas perceções sobre a experiência no curso, avaliação de competências, satisfação profissional e envolvimento social. A operacionalização do inquérito tinha também como finalidade permitir a comparabilidade dos dados com outros sistemas de ensino superior europeus e garantir a representatividade através de uma amostragem estratificada. A população para o inquérito Eurograduateé o conjunto de todos os diplomados de Portugal dos anos letivos de 2016/17 e 2020/21. • Relativamente aos diplomados internacionais, Portugal regista, entre as duas coortes, um crescimento de 5% para 8% de diplomados com nacionalidade estrangeira. A maioria destes diplomados é oriunda de países de língua oficial portuguesa (por exemplo, Brasil e Angola); • Há um grande alinhamento vertical dos diplomados entre educação e emprego, o qual é reforçado para diplomados há mais tempo e para os diplomados das áreas da Saúde; Tecnologia e Engenharia; e Ciências Empresariais, Administração e Direito.
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