Info DGEEC N.º 5

Aceda à Publicação 22 Info N.º 5 Janeiro 2024 INQUÉRITO AOS HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO 1.º CICLO DO ENSINO SUPERI0R Embora os resultados não sejam representativos dos hábitos de leitura da população de estudantes do 1.º ciclo do ensino superior público, pois apenas 1 982 estudantes responderam ao Inquérito, estes ressaltam que: O seu lançamento ocorreu em contexto de sala de aula e a recolha de dados decorreu entre fevereiro e março de 2022. O Inquérito aos Hábitos de Leitura dos Estudantes do Ensino Superior (IHLES), integrou-se no projeto Ler + Ciência, no âmbito de um Plano Estratégico elaborado em 2018, por iniciativa da Secretaria de Estado do Ensino Superior, para a promoção da leitura, da escrita e das múltiplas literacias, nomeadamente, a cultural, a científica e a digital. O objetivo principal do Inquérito foi recolher informação que permitisse caracterizar os hábitos de leitura dos estudantes do 1.º ciclo dos dois subsistemas de ensino superior público em Portugal. 92% 3% 5% Sim Não NR % de alunos com hábitos de leitura não académica Das 4 modalidades, os textos onlinesão os mais lidos e as revistas as menos lidas. Distribuição percentual dos alunos, por modalidade de leitura não académica 60% dos estudantes leem livros porque “É divertido”, 53% porque permite-lhes fugir às preocupações e 47% porque os ajuda a melhorar as suas capacidades de escrita. 23% dos estudantes preferem romances/novelas/contos, 28% policiais/espionagem e 28% ficção científica. Ler livros estimula a sua imaginação(93%), aprendizagem(89%) e dá-lhes prazer (86%). 29% dos estudantes leem “muitas vezes” artigos científicos e 27% manuais académicos e outros; dos materiais “nunca” lidos destacam-se as obras literárias (23%). Poucos estudantes frequentam a bibliotecada sua instituição de Ensino Superior (menos de 30%) e quando o fazem é sobretudo para estudar (86%) ou preparar trabalhos (68%). Nos tempos livres gostam particularmente de ler (23%), ouvir música (6%) e praticar desporto (5%). Mais de 90% dos estudantes têm hábitos de leitura não académica –inclui pelo menos uma das seguintes modalidades: leitura de jornais, de revistas, de textos publicados online ou de livros. Mais de 70% dos estudantes utilizam apenas os meios digitais para ler (se considerado o todo das 4 modalidades). Mas as versões impressas de revistas e, sobretudo, de livros ainda continuem a ser usadas em exclusivo por uma boa parte dos estudantes (25% e 54%, respetivamente). 3% 6% 15% 16% 28% 31% 35% 39% 41% 42% 44% 47% 53% 60% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% É obrigado a ler Vai ajudá-lo a encontrar trabalho Permite-lhe ter tema de conversa com os amigos Ajuda-o a ter melhores notas Permite-lhe conhecer-se melhor Ensina como outras pessoas vivem ou sentem Ajuda-o a descobrir o que precisa de conhecer Permite-lhe conhecer os autores e as suas obras Permite-lhe conhecer as pessoas/situações/épocas É útil para a vida Ajuda a compreender melhor o mundo Ajuda-o a melhorar as suas capacidades de escrita Permite-lhe fugir às preocupações É divertido Motivações para a leitura de livros, que se aplicam totalmente (%) 50% 45% 6% % JORNAIS 33% 60% 7% % REVISTAS 74% 6% 20% % TEXTOS ONLINE 49% 20% 31% % LER LIVROS NR Não Sim

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