SITUAÇÃO APÓS 3 ANOS DOS ALUNOS QUE INGRESSARAM EM CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS, 2021/2022 20 Esta publicação analisa a situação, em 2021/2022, dos alunos que ingressaram pela primeira vez em cursos científico-humanísticos (CCH) do Ensino Secundário em 2019/2020, ou seja, três anos antes. Aceda à Publicação A análise da série temporal revela os seguintes resultados: A taxa de conclusão dos CCH no tempo esperado, ou seja, três anos após o ingresso, tem aumentado de forma notável nos últimos 8 anos, passando de 55% em 2014/2015 para 79% em 2021/2022, o que representa um acréscimo de 24 pontos percentuais (p.p.). Info N.º 5 Janeiro 2024 Conclusão no tempo esperado - 3 anos após o ingresso 8 em cada 10 alunos que ingressaram em Cursos Científico-Humanísticos em 2019/2020, concluíram o curso no tempo esperado em 2021/2022. 55% 57% 60% 59% 62% 69% 76% 79% 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 82% 78% 77% 72% Ciências e Tecnologias Ciências Socioeconómicas Línguas e Humanidades Artes Visuais Curso Sexo Idade no ano de ingresso 83% ≤15 anos 40% 17 anos 24% ≥18 anos 58% 16 anos Região (NUTS II) Nas várias dimensões analisadas podemos verificar que nos CCH, a taxa de conclusão no tempo esperado, em termos percentuais, é maior nos alunos: 76% 83% 7,6 em 10 rapazes 8,3 em 10 raparigas Norte Centro Alentejo AM Lisboa Algarve 85% 82% 77% 74% 73% CIM Ave 92% Pela primeira vez foram analisadas as mudanças de curso entre os CCH revelando que: • Dos alunos que iniciaram pela primeira vez em 2019/20 um CCH, 4% mudaram para outro curso, e apesar desta mudança, 2% conseguiram concluir no tempo esperado (3 anos); • Dos alunos que mudaram de curso, a maioria iniciou no curso de Ciências e Tecnologias e mudou para o curso de Línguas e Humanidades, e ainda assim, 28% dos alunos conseguiram concluir no tempo esperado. Os resultados mostram que, apesar da mudança de curso, é sempre possível concluir no tempo esperado. - Que frequentaram o curso de Ciências e Tecnologias (82%); - Do sexo feminino(83%); - Com idade igual ou inferior a 15 anos no ano letivo de ingresso (83%); - Que frequentaram estabelecimentos de ensino na região Norte (85%), sobretudo em municípios abrangidos pela CIM do Ave (92%);
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