Info DGEEC N.º 5

RESULTADOS ESCOLARES POR DISCIPLINA 2.º E 3.º CICLOS DO ENSINO PÚBLICO GERAL –PORTUGAL CONTINENTAL –2011/2012 A 2021/2022 Informação estatística oficial relativa a recursos tecnológicos existentes nas escolas, no Continente, no ano letivo de 2021/2022. Aceda às Publicações Os resultados obtidos pelos alunos continuam a sublinhar uma disparidade entre as várias disciplinas. Por um lado, existem disciplinas, como a Educação Física, Tecnologias de informação e comunicação (TIC), Educação Musical e Educação Visual, nas quais menos de 4% dos alunos tiveram classificação final negativa. Por outro, a disciplina de Matemática que, embora com percentagens mais baixas nos anos mais recentes, continua a ser a que reúne maior número de negativas. 19 Info N.º 5 Janeiro 2024 A Educação Física continua a ser a disciplina onde uma maior percentagem de alunos obteve a classificação final mais elevada (4 e 5 valores), ultrapassando os 70% no 2.º ciclo e variando entre os 68% e os 75% no 3.º ciclo. Em relação quer aos alunos que transitaram com classificações negativas a disciplinas, quer aos alunos que não transitam para o ano seguinte, a Matemáticaé a disciplina que, ao longo da série e nos vários anos de escolaridade abrangidos, regista as maiores percentagens de negativas, embora nos anos letivos mais recentes estas sejam inferiores às dos primeiros anos letivos da série analisada. A DGEEC apresent a atualiz ção das séries estatísticas sobre os resultados escolares nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico geral. Estas publicações apresentam a evoluçã dos principais indicadores dos resultados escolares por disciplina, e analisa o desempenho escolar dos alunos nas escolas públicas de Portugal Continental entre os anos letivos de 2011/2012 e 2021/2022. Os cálculos dos indicadores apresentados, foram realizados pela DGEEC a partir dos dados reportados pelas escolas públicas, de Portugal Continental, aos sistemas de informação do Ministério da Educação. Principais resultados Ao longo de toda a série analisada, em ambos os ciclos de estudo, com exceção da Educação Física, as raparigascontinuam a ter classificações superiores aos rapazes e são os alunos não beneficiários de ação social escolar (ASE) que continuam a ter as classificações mais elevadas, seguidos dos alunos do escalão B. 3,3 3,2 3,2 3,3 3,4 3,4 3,4 3,4 3,6 3,6 3,6 3,2 3,1 3,1 3,1 3,2 3,3 3,3 3,4 3,5 3,5 3,5 3,7 3,8 3,8 3,8 3,9 3,9 3,9 3,9 3,9 3,9 4,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 Português Matemática Educação Física Classificação final média dos alunos (níveis 1 a 5) do 2.º ciclo do ensino básico, por disciplina (português, matemática e educação física) 2011/2012 a 2021/2022 3,1 3,1 3,1 3,1 3,2 3,2 3,2 3,3 3,4 3,4 3,4 3,0 2,9 2,9 2,9 2,9 3,0 3,0 3,1 3,3 3,3 3,3 3,8 3,8 3,8 3,8 3,9 3,9 3,9 3,9 3,9 3,9 4,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 Português Matemática Educação Física Classificação final média dos alunos (níveis 1 a 5) do 3.º ciclo do ensino básico, por disciplina (português, matemática e educação física) 2011/2012 a 2021/2022 As classificações finais médias em ambos os ciclos de estudo mantiveram-se praticamente idênticas às observadas no ano anterior. Por sua vez, as disciplinas de Português e Matemática prosseguem como as que registam uma menor percentagem de classificações mais elevadas, variando entre os 46% e os 51% no 2.º ciclo e não ultrapassando os 40% no 3.º ciclo.

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