Info DGEEC N.º 4

35 Info N.º 4 Outubro 2023 Foi publicado, no passado dia 27 de agosto, na Revista Children, através do MDPI - Multidisciplinary Digital Publishing Institute (Instituto Multidisciplinar de Publicação Digital), o artigo “Qualidade de vida percebida e satisfação com a vida: o papel do género, da idade, das competências e dos fatores psicológicos permanece relevante após a pandemia de COVID-19?“ coordenado pela Professora Cátia Branquinho, com a colaboração do Diretor-Geral da DGEEC, Nuno Neto Rodrigues, que teve como base os dados do estudo Saúde Psicológica e Bem-estar das Crianças e Adolescentes nas Escolas Portuguesas. Acesso ao Artigo. COMUNICAÇÕES Artigo e Relatórios com a colaboração da DGEEC. Foi publicado, no passado mês de agosto, o Relatório Final do Peer Reviewa Portugal 2022. O Relatório identifica a robustez do Sistema Estatístico Nacional (SEN) e o elevado nível de conformidade com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE) e das Entidades com Delegação de Competências (EDC), das quais a DGEECconstitui parte integrante. Em particular, realça o papel central do Conselho Superior de Estatística (CSE) no SEN, como lugar de discussão e consulta entre utilizadores e autoridades estatísticas, e de como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento das Estatísticas Oficiais. O documento do Peer Reviewa Portugal 2022 é decorrente da 3ª ronda de Peer Reviews realizada à implementação do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, tendo as duas anteriores sido realizadas em Portugal em 2008 e em 2015. Peer Review Portugal 2022 –Relatório Final Artigo“Perceived Quality of Life and Life Satisfaction: Does the Role of Gender, Age, Skills, and Psychological Factors Remain Relevant after the COVID-19 Pandemic?” Este relatório descreve a estrutura do sistema nacional de ensino superior em Portugal, centrando-se nos tipos e natureza institucionais nacionais. Baseia-se no Relatório Eurydice sobre o sistema nacional de ensino superior, mas complementa-o com informação quantitativa sobre o papel dos tipos de instituições de ensino superior (IES) nos sistemas nacionais, com base em dados derivados do Registo Europeu do Ensino Superior (ETER) para o período 2011-2020. O ETER (European Tertiary Education Register) constitui uma base de dados a nível europeu que fornece uma lista de referência de Instituições de Ensino Superior (IES) na Europa e dados a nível institucional sobre as atividades e resultados das IES, tais como inscritos, diplomados, pessoal docente e não docente por nível de ensino, áreas de educação e formação, sexo, nacionalidade e mobilidade, bem como informações descritivas sobre as características da instituição, rendimentos e despesas, complementares às estatísticas educativas a nível nacional e regional fornecidas pelo Eurostat. Relatório ETER sobre as Instituições de Ensino Superior em Portugal (período 2011-2020) Principais Resultados do Relatório: Neste Relatório são mostrados padrões distintos de expansão do ensino superior. Durante as décadas de 1950 e 1960, o número de universidades privadas e politécnicos privados aumentou lentamente, enquanto o número dos seus congéneres públicos se manteve estável. Seguiu-se uma expansão do número de estabelecimentos públicos na década de 1970, com um pico em 1979 com a fundação de 7 politécnicos públicos e 3 universidades públicas num ano. Seguiu-se novamente um aumento do número de politécnicos privados e, em menor escala, de universidades privadas, desde o início da década de 80 até ao início da década de 90. A partir da década de 90, o número de novos estabelecimentos de ensino superior por ano diminuiu. Acesso ao Relatório. Página webdo ETER. As recomendações integrantes do documento darão origem a um Plano de Ação de Melhoria, devidamente calendarizado que envolve tanto o INE como as EDC, a elaborar até outubro de 2023. Acesso ao Relatório. Informação sobre Peer Reviews no site do Eurostat. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia gerida pelo Centro Comum de Investigação em conjunto com a Direção-Geral da Educação e Cultura da Comissão Europeia, e em cooperação com o Eurostat e as autoridades estatísticas nacionais dos países participantes (a DGEEC no caso de Portugal).

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