Info DGEEC N.º 4

EVENTO DGEEC Education at a Glance 2023 A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou a publicação Education at a Glance 2023(EAG2023) que constitui uma das mais relevantes fontes de informação sobre indicadores e dados estatísticos associados a processos formais de educação e formação, e respetivos resultados (educacionais, sociais e no mercado de trabalho). Cada edição do Education at a Glance centra-se num tema específico. O tema selecionado para a publicação do EAG 2023 foi o Ensino e a Formação Profissional (VET - Vocational Education and Training). O evento de lançamento do EAG em Portugal, contou com as boas-vindas do Diretor da Escola Secundária Luís Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras, João Nunes, com a abertura do Diretor-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Nuno Neto Rodrigues e do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, com a intervenção da Diretora do Departamento de Jovens da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), Francisca Simões, com o tema “O Ensino Profissional em Portugal”, com a apresentação do estudo por parte do Chefe da Divisão de Assessoria e Implementação de Políticas da Direção da Educação e Competências da OCDE, Paulo Santiago, bem como com a intervenção do Ministro da Educação, João Costa. Info N.º 4 Outubro 2023 31 12 setembro 2023 14h30 Escola Secundária Luís Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras. Evento organizado pela DGEEC. Transmissão do evento disponível no Canal do YouTube da DGEstE. Apresentação sobre o Ensino Profissional em Portugal Apresentação do relatório Education at a Glance 2023 Education at a Glance 2023 Principais resultados para Portugal •Em Portugal, a proporção de indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos que concluíram o ensino superior aumentou substancialmente nos últimos anos (de 33% em 2015 para 44% em 2022). Embora o ensino superior constitua a habilitação académica mais comum entre os jovens adultos, ainda existem 17% de indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos que não concluíram o ensino secundário, 3 pontos percentuais acima da média OCDE. •Durante este período, em Portugal, a proporção de jovens entre os 25 e os 34 anos sem qualificações de nível secundário diminuiu significativamente (16 pontos percentuais, de 33% para 17%), ao passo que a percentagem de jovens entre os 25 e os 34 anos com qualificações de nível secundário aumentou 5 pontos percentuais, resultado sobretudo do aumento da percentagem de jovens com qualificações de nível secundário profissional (de 14% para 20%). •Em Portugal, uma proporção acima da média de estudantes em programas profissionais está matriculada no ensino secundário (80%, em comparação com 69% dos estudantes, em média, nos países da OCDE). No entanto, em Portugal, o número de estudantes inscritos no ensino secundário em programas profissionais é inferior à média dos países da OCDE (39% vs. 44%). •Dois anos após o final da duração teórica dos programas do ensino secundário, as taxas de conclusão do ensino secundárioem Portugal estão ao nível da média observada na OCDE(86% em comparação com 87% nos países da OCDE). Dois anos após o fim da duração teórica, as taxas de conclusão dos cursos profissionais de nível secundário são inferiores à média da OCDE (69%, em comparação com 73% em média). •Em Portugal, um ano após a conclusão do curso de nível secundário, apenas 18% dos diplomados em cursos profissionais do ensino secundário estão inscritos no sistema formal de educação e formação, em comparação com 80% dos diplomados em cursos científico-humanísticos. •Portugal gastou 5,1% do seu produto interno bruto (PIB) no conjunto dos ensinos básicos, secundário e superior em 2020, uma percentagem semelhante à média dos países da OCDE. No entanto, a despesa por estudante no conjunto dos ensinos básicos, secundário e superior em Portugal é cerca de 14% inferior à média dos países da OCDE. Em comparação com a média da OCDE, as despesas por estudante em Portugal são, comparativamente, mais reduzidas no ensino superior do que no conjunto dos ensinos básicos, secundário e pós-secundário não superior.

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