Info DGEEC N.º 4

15 Aceda à Publicação INQUÉRITO ÀS NEE NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR 2022/2023 O preenchimento foi efetuado na Plataforma NEEES da DGEEC, tendo a recolha de dados decorrido entre 17 de abril e 3 de julho de 2023. Foi aplicado a 95 estabelecimentos de ensino superior (IES) e 283 unidades orgânicas (UO), tendo como referência o ano letivo de 2022/2023. Info N.º 4 Outubro 2023 O Inquérito às Necessidades Especiais de Educação nos Estabelecimentos de Ensino Superior (NEEES) - 2022/2023 - Caracterização da situação educativa do aluno, teve como principal objetivo o de recolher a informação acerca dos alunos com necessidades especiais de educação (NEE) em estabelecimentos de ensino superior, permitindo assim a caracterização desta população escolar, visando o desenvolvimento de medidas sustentadas capazes de produzir melhorias no apoio e na inclusão destes alunos. Em 2022/23 a maioria dos alunos com NEE que responderam ao inquérito foram mulheres (651; 56%), sendo o grupo etário com mais peso o dos alunos entre 17 e 24 anos (862; 74%). Em termos de condição de saúde, aquelas que apresentam maior prevalência são a “perturbação do défice de atenção / hiperatividade” (180; 16%), doença crónica (146; 13%); a “limitação motora” (122; 11%), “perturbação da aprendizagem” (119; 10%) e “perturbações do espectro do autismo” (104; 9%). Decorrente das limitações associadas à condição de saúde, os domínios onde as atividades académicas dos alunos foram mais condicionadas foram: a “aprendizagem e aplicação de conhecimentos” (676; 58%) , “comunicação” (313; 27%) e “interações e relacionamentos interpessoais” (303;26%). 189 139 230 303 313 676 0 100 200 300 400 500 600 700 800 Outro domínio Autocuidados Mobilidade Interações e relacionamentos interpessoais Comunicação Aprendizagem e aplicação de conhecimentos Alunos com NEE, por domínio da atividade académica (N.º) Entre as formas mais comuns de adaptaçãoconcedidas aos alunos (podendo ser várias no caso de cada aluno) estavam: a “adaptação do tempo para execução de trabalhos/provas/exames” (569) e “época especial de exames” (379). As adaptações menos frequentemente concedidas envolviam a “alteração dos conteúdos curriculares” (5). Responderam ao inquérito 1 158 dos alunos referenciados com NEE pelas IES (3 753), correspondendo a uma taxa de resposta de 30,8%. A maioria dos respondentes frequentava o ensino superior público (1 031; 89%) e os restantes o privado (127; 11%), sendo que aproximadamente 68% (789) eram do ensino universitário e 32% (369) do ensino politécnico. 115 5 18 22 42 47 68 75 90 98 379 569 0 100 200 300 400 500 600 Outra adaptação Alteração dos conteúdos curriculares Autorização para ser acompanhado por… Alteração do plano de estudos Autorização de gravação de aulas Adaptação das respostas em provas/exames Adaptação dos instrumentos de avaliação Prioridade nos atos administativos Adaptação de espaços Adaptação do regime de frequência de aulas Época especial de exames Adaptação do tempo para execução de… Alunos com NEE, por tipo de adaptação no processo de ensino/aprendizagem (N.º)

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