88% 53% 40% 74% 38% 55% 41% 57% n.a. 67% n.a. 52% 96% 50% 41% 76% 36% 57% 40% 54% 27% 68% 8% 44% 0% 25% 50% 75% 100% Escola a Ler Diário de Escritas Gestão do Ciclo Começar um Ciclo e/ou Promover o Sucesso Escolar - 1.º Ciclo e Novos Ciclos Turmas Dinâmicas Constituição de Equipas Educativas Avançar Recuperando Aprender Integrando Recuperar com Arte e Humanidades Capacitar para Avaliar O Quarto Período - Mochila Cultural Rastreios Visuais e Auditivos 2021/2022 2022/2023 PLANO DE RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 21|23 Escola + (3.ª e 4.ª Fases) Com a pandemia do coronavírus SARS-COV-2, os sistemas educativos foram, a par de outros setores da sociedade, dos mais afetados. Neste sentido, o Governo aprovou o Plano 21|23 Escola +, que consiste num plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário (Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021). Aceda aos Relatórios + informação PRA Os relatórios resultantes comparam a implementaçãodas diferentes ações específicas por ciclo e nível de ensino, número de turmas envolvidas e tempos suplementares utilizados. É também disponibilizada informação no que respeita à perceção de impactono processo de recuperação de aprendizagens de cada ação e sobre a respetiva posição relativa enquanto prioridade de implementação. O último relatório, integra um breve balanço sobre a evolução da implementação das ações específicas nos dois anos letivos de vigência do Plano. Este Plano incide em três eixos estruturantes de atuação: • Eixo 1. Ensinar e Aprender • Eixo 2. Apoiar as Comunidades Educativas • Eixo 3. Conhecer e Avaliar desenvolvendo-se em domínios de atuação, correspondentes a áreas de incidência prioritária, e em ações específicas, que constituem o portefólio de medidas propostas às comunidades educativas, por um lado, e os meios e recursos disponibilizados, por outro. No decorrer do ano letivo anterior (2021/2022), a DGEEC lançou um questionário às escolas públicas do Ministério da Educação(ME), com o objetivo de monitorizar as ações específicas mobilizadas, em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada (AE/ENA). De forma a não duplicar o esforço das escolas no reporte de dados para os serviços centrais do ME, foram apenas inquiridas as ações para as quais esses serviços não dispõem de informação administrativa. O questionário incidiu, então, sobre 13 ações específicas maioritariamente do Eixo 1. Adicionalmente foi também recolhida informação sobre a perceção da importância das ações no processo de recuperação das aprendizagens e sobre o grau de prioridade atribuído à sua implementação, tendo para o efeito sido adicionada às anteriores a ação 1.6.3. Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário.” 8 Info N.º 3 Julho 2023 Ações específicas implementadas pelos AE/ENA –anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 (%) 1.ª fase 2.ª fase 3.ª fase 4.ª fase Inquirição Divulgação relatório Abril 2023 Junho 2023 Junho 2022 Abril 2022 Janeiro 2023 Maio 2023 Maio 2022 Janeiro 2022 Ciclo Monitorização Plano 21|23 Escola + FIM
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